Inteligência artificial está no centro da estratégia da Nvidia

Author Photo
6:25 pm - 05 de janeiro de 2017
Inteligência artificial está no centro da estratégia da Nvidia

Embora a estratégia da Nvidia passe por quatro grandes pilares: games, realidades virtual e aumentada, data center e carros conectados, é preciso frisar que a inteligência artificial (AI, da sigla em inglês) desempenha papel fundamental na execução das ideias para entregar os melhores produtos e experiências em cada um desses focos e é também o que, entre outras coisas, tem contribuído para os recentes resultados positivos da corporação. O próprio presidente e CEO da fabricante, Jen-Hsun Huan, que falou durante a CES 2017, reconhece tal importância. Durante sua apresentação, o executivo argumentou sobre todo o potencial de AI, chegando a dizer que toda casa será equipada com AI no futuro.

A plataforma de inteligência artificial da Nvidia, que utiliza a força da GPU para acelerar o processamento e a geração de conhecimento, além de intensificar o machine learning, já é conhecida da concorrência e tem provocado uma corrida por todo o potencial que ela representa. Huan reforçou a tese de que, no modelo criado pela fabricante, atividades como reconhecimento facial, de voz e entendimento de contexto, seja de imagem, vídeo ou games, ficam enriquecidas. “Temos a capacidade de aprender o tom da voz de cada indivíduo e também podemos ensinar um carro a dirigir”, comentou, adicionando que, no reconhecimento facial, a aplicação, por meio de layers de redes artificiais, estuda todas as partes do rosto, para reconhecer a pessoa em diversos momentos, mesmo quando muda o penteado ou cor de cabelo ou tem expressões variadas.

“Tudo isso era impossível até recentemente”, atestou Huan. E todo esse potencial está aplicado em diferentes produtos anunciados pela fabricante, com destaque para o Shield TV, uma plataforma avançada de streaming de mídia para Android, que une experiências de conteúdos, games e inteligência artificial. O objetivo dessa plataforma, no entanto, é que ela venha a ser um hub de AI da residência, conectando centenas de sensores e equipamentos em toda a casa, com acionamento por comandos de voz, por meio do Google Assistant. Ou seja, desde a cafeteira, passando pela TV ao portão da garagem, tudo conectado e gerenciado por meio dessa “central”. 

Já como passo importante nessa direção, a companhia também apresentou o Nvidia Spot, um acessório do Shield que nada mais é que um microfone que, espalhado pela casa, permitirá que os usuários falem com o Google Assistant de qualquer ponto da residência e acione os comandos que desejar. Na versão apresentada, já é possível interagir com o Shield para busca de seriados e outros conteúdos de entretenimento.

É inegável o bom momento vivido pela companhia, o que se traduz nos bons resultados, inclusive financeiros. Essa força em AI fez com que a Nvidia desse um salto no mercado provocando fortes reações em seus concorrentes diretos, como a Intel. Em 2016, as ações da companhia na bolsa de valores tiveram forte desempenho, encerrando o ano com valorização de 230%. Tal façanha está amplamente ligada à AI e também ao uso dos processadores gráficos em carros e data centers. 

Durante a CES, a Nvidia anunciou ainda um serviço de nuvem que permite jogar em PC ou em qualquer lugar e também novidades relacionadas aos veículos conectados, levando AI para dentro dos carros, além de apresentar também um co-piloto inteligente para os momentos em que a pessoa, mesmo tendo um carro autônomo, queira dirigir e possa contar com um assistente para guiar em suas rotas. “A indústria de transportes representa um mercado de US$ 10 trilhões e é vital para nossas vidas. Tem diversos desafios e ainda gera muito desperdício. Com deep learning, o carro não apenas se conduz, mas percebe o mundo ao redor, prevendo acidentes e outros desperdícios causados no sistema atual.”

*O IT Forum 365 viajou a Las Vegas a convite da CTA, organizadora da CES


Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.