Intel e Google Cloud têm parceria para expansão de 5G e inovações na borda

Colaboração tem como objetivo é acelerar a implantação do 5G em diferentes pontos na rede e na borda

Author Photo
9:41 am - 24 de fevereiro de 2021
5g negócios 5G network with abstract high speed technology POV motion blur

Intel e Google Cloud anunciaram na noite desta terça-feira (24) uma nova colaboração para o desenvolvimento de arquiteturas em nuvem para o setor de telecomunicações e soluções integradas para provedores de serviços de comunicação.

A parceria abrange três áreas principais e tem como objetivo acelerar a implantação do 5G em diferentes pontos na rede e na borda.

Entre as áreas de interesse está auxiliar provedores de serviço na implantação da Rede de Acesso de Rádio (RAN, na sigla em inglês) virtualizada e soluções de RAN abertas com infraestrutura e hardware de última geração.

Leia também: Motorola Solutions anuncia rádio com Android para missão crítica

As empresas também buscam lançar novos ambientes de laboratório para inovação, com foco nas redes 5G nativas na nuvem e, por fim, auxiliar a entrega de aplicações de negócios na borda da rede.

“Dessa forma, os provedores de serviços de comunicação podem adotar tecnologias nativas na nuvem para impulsionar o potencial do 5G tanto como solução de conectividade quanto como plataforma de serviços de negócios para entregar aplicativos para a borda da rede”, pontuou Shailesh Shukla, vice-presidente e diretor-geral de networking no Google Cloud.

Segundo Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo e diretor geral do Network Platforms Group da Intel, à medida que provedores de serviços de comunicação constroem suas infraestruturas de rede 5G, a parceria entre as empresas também poderá fornecer soluções ágeis e escalonáveis para redes 5G emergentes e uso na borda.

“A próxima onda de transformação da rede vem com todo o poder do 5G, impulsionando uma transição acelerada rumo às tecnologias nativas na nuvem”, afirmou

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.