Intel anuncia expansão de portfólio de produtos 5G e da borda

Empresa apresentou o Intel Smart Edge, Intel Network Platform, e a expansão das famílias FPGA Intel Agilex e Intel Ethernet 800 Series

Author Photo
4:00 pm - 24 de junho de 2021
Intel

Durante a abertura do pré-evento da Intel, como parte do MWC 2021, feira do mercado mundial de telefonia e negócios mobile, a Intel defendeu que seus chips de silício e software estão acelerando as redes sem fio 5G no limite em todo o mundo. No evento virtual, a empresa também anunciou novidades em seu portfólio de produtos para 5G e borda e apresentou cases das implantações de rede.

A Intel prevê o crescimento de implantações de estação base no mundo todo via rádio virtualizadas (vRAN), na qual é referência global. A empresa acredita que as implantações desse tipo passarão de centenas a “centenas de milhares” até milhões, ao longo dos anos.

De acordo com um estudo recente realizado com 511 tomadores de decisão de tecnologia da informação, 78% acreditam que a tecnologia 5G é fundamental para quem quer acompanhar o ritmo da inovação. De acordo com esses tomadores de decisão, ao longo dos próximos dois anos a borda estará entre as três principais possibilidades de uso do 5G.

Por meio de seu portfólio que conta com diversas opções de silício com recursos e soluções de software otimizadas, a empresa pode acessar uma oportunidade de silício de borda estimada em US$ 65 bilhões até 2025.

“A transformação de rede é fundamental para liberar todas as possibilidades do 5G e maximizar o uso da rede na criação de resultados de negócios novos e ainda melhores para nossos clientes espalhados pelo mundo. Somos líderes no fornecimento de silício de rede e estamos impulsionando essa mudança a fim de virtualizar o núcleo para acessar a borda e implementar recursos de computação de ponta com nossa vasta experiência e, por fim, impulsionar a revolução digital da sociedade como um todo”, explica Dan Rodriguez, vice-oresidente corporativo da Intel para o Network Platforms Group.

Implantações de rede

A Intel afirma que sua tecnologia já foi empregada em mais de 35.000 implantações na borda para clientes finais.

Operadoras como Deutsche Telekom, Dish Wireless e Reliance Jio estão transformando as redes e contando com a tecnologia Intel. Seu trabalho demonstra como a experiência e a tecnologia comprovada da Intel os ajudam a criar soluções inovadoras para cumprir sua visão, contou Rodriguez, durante o evento.

A Deutsche Telekom, por exemplo, convidou a Intel para atuar como seu parceiro de tecnologia no processo de entrega de sua RAN de alto desempenho em larga escala. A empresa alemã está usando a tecnologia Intel FlexRAN com aceleradores em O-RAN Town, na rede O-RAN em fase de implantação em Neubrandenburg, na Alemanha. Com 65 mil habitantes, a pequena cidade cobre uma área de 85 quilômetros quadrados.

A indiana Reliance Jio anunciou que fará co-inovações com a Intel em rádio 5G e núcleo sem fio, além de colaborar em outras áreas associadas que incluem IA, nuvem e computação de borda, o que a ajudará na implantação da tecnologia 5G.

Já a DISH Wireless conta com as contribuições da Intel em seu ecossistema 5G na construção da primeira rede 5G nativa da nuvem nos EUA. A primeira cidade é Las Vegas e a rede, que deve alcançar todos os estados do país, será implantada em uma rede que usa tecnologia Intel no núcleo, acesso e borda da rede.

Novidades

Atualmente, a empresa está expandindo seu portfólio de produtos de ponta para ajudar os clientes a atingir o custo total de propriedade correto e acelerar seus cronogramas de lançamento.

Entre as novidades, a empresa anunciou a Intel Network Platform, uma base tecnológica capaz de simplificar o processo de desenvolvimento, acelerar o tempo de lançamento e ajudar a garantir que clientes e parceiros aproveitem todos os recursos do hardware da Intel – do núcleo, ao acesso e ao perímetro. A plataforma inclui arquiteturas de referência em nível de sistema, drivers e blocos de software que permitem o desenvolvimento e entrega rápida de soluções de rede com tecnologia Intel.

Já a solução Intel Smart Edge é um software comercial focado em casos de uso corporativos no local, incluindo redes privadas e equipamentos universais nas instalações do cliente. A solução é formada por duas ofertas de software para a camada de computação na borda de multiacesso que, segundo a empresa, passa a ter uma arquitetura e base de código unificadas, ajudando os clientes a integrar e gerenciar aplicativos e funções de rede na borda, tanto para adquirir uma solução comercial ou criar sua própria solução.

O Intel Smart Edge Open é a versão melhorada e aprimorada do OpenNESS e consiste em um kit de ferramentas de software aberto, que permite que os desenvolvedores criem plataformas de ponta altamente otimizadas e de alto desempenho.

A Intel também anunciou que está ampliando a família FPGA Intel Agilex com a chegada de um novo FPGA, com aceleração de criptografia integrada capaz de suportar MACSec em aplicativos 5G. Isso adiciona outra camada de segurança ao vRAN nos níveis de fronthaul, midhaul e backhaul.

Outra família que está crescendo é a da Intel Ethernet 800 Series, com o primeiro adaptador Ethernet compatível com SyncE da Intel. O novo adaptador foi desenvolvido para sistemas com restrição de espaço na borda e adequado para RAN 4G e 5G de alta largura de banda, bem como outras aplicações sensíveis a tempo e latência em setores como de indústria, finanças e energia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.