InsurTechs dominam experiência digital e seguradoras ficam para trás

Tanto seguradoras tradicionais quanto InsurTechs desejam trabalhar em conjunto, mas expectativas estão mais altas que a realidade.

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4:22 pm - 09 de outubro de 2019

A Capgemini divulgou nesta semana o relatório ‘World InsurTech Report (WITR) 2019‘. Segundo ele, as seguradoras precisam apostar na colaboração com as InsurTechs ou podem ficar pouco competitivas com o passar do tempo.

Um dos pontos de destaque é a experiência do consumidor, que vem passando por grandes mudanças neste novo cenário.

“As seguradoras vão além de seu papel tradicional de cobertura das perdas dos clientes para parceiros que identificam e preveem riscos, auxiliando nas necessidades de seguros e nas não relacionadas aos seguros”, afirmou Anirban Bose, CEO da Unidade de Negócios Estratégicos de Serviços Financeiros da Capgemini.

Para Vincent Bastid, Secretário Geral da Efma, “as seguradoras se beneficiarão de parcerias com as InsurTechs à medida que o mercado se tornar mais saturado”.

O relatório destaca quatro mudanças que já estão em andamento para a evolução no setor :

1 – Mudança de foco do produto para experiência do cliente: 70% das seguradoras e InsurTechs afirmaram que o foco em soluções holísticas de risco para os clientes era fundamental para o futuro do mercado de seguros

2 – Evolução dos dados como ativo crítico: 70% das seguradoras e InsurTechs disseram que recursos de avançados de gerenciamento de dados são críticos.

3 – Economia compartilhada: para mais de 35% das seguradoras e InsurTechs, o foco na propriedade compartilhada de ativos é fundamental.

4 – Desejo de colaboração: 90% das InsurTechs e 70% das seguradoras afirmam que desejam colaborar entre si. Ambas também relataram desejo de colaboração com outros setores, como prestadores de serviços de saúde, empresas do setor de viagem, transporte e hospitalidade.

“Os dados mostram que as seguradoras e as InsurTechs estão ansiosas para fazer parcerias, o que acabará por beneficiar o cliente na forma de produtos e serviços mais avançados”, afirmou Bastid.

Expectativa vs realidade

Foi constatado no relatório da Capgemini que as seguradoras já perceberam que é importante atingir maturidade digital, mas as expectativas são mais altas do que a realidade.

70% delas dizem que recursos avançados de gerenciamento de dados são importantes, mas apenas 37% afirmam ter uma estratégia concreta de transformação digital. Outras 37% afirmam que a propriedade compartilhada de ativos é crítica, mas apenas 11% aproveitam, de fato, a arquitetura aberta para estabelecer parcerias no setor.

Cerca de 68% das seguradoras disseram que parcerias são críticas, mas apenas 32% colaboram com parceiros do ecossistema para fornecer serviços de valor agregado.

Um ecossistema digital integrado beneficia os clientes, que exigem cada vez mais experiências personalizadas em tempo real. Essa integração será fundamental para as seguradoras, já que os clientes esperam mais comodidade e serviços praticamente perfeitos.

As parcerias são um ponto de acesso a esse nível de atividade. Por outro lado, menos de 40% das seguradoras desejam construir uma infraestrutura de tecnologia que comporte colaboração aberta com as InsurTechs; do outro lado, mais de 60% das startups desejam trabalhar com seguradoras.

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