Categories: Notícias

Inovação para transformar os negócios dos clientes

Inovar é palavra de ordem para as empresas que querem se sobressair no mercado. Mais do que sobrevivência, a capacidade disruptiva de uma companhia significa a oportunidade de fidelizar e de conquistar novos clientes. O mercado mudou, o consumidor também.

Com as informações mais fluidas e em tempo real, a exigência do cliente aumentou. Ele é omnichannel e quer utilizar cada um dos canais de acordo com a sua conveniência. Quem não for capaz de oferecer essa funcionalidade, corre o risco de perder o timing e, consequentemente, a competitividade.

Assim como o usuário final, as empresas também estão mais criteriosas na hora de escolher o seu fornecedor. Mais do que soluções, os clientes buscam algo que transforme o negócio deles, tanto do ponto de vista da qualidade da oferta quanto da redução de custos.

Quem atua no setor de prestação de serviços em TI tem um desafio ainda maior: promover o que chamamos de Business Transformation. O negócio ganha uma dimensão muito maior, que a é transformação global por meio do mundo digital.

Modernas tecnologias da informação e da comunicação estão sendo combinadas com processos tradicionais, alterando assim as várias áreas de produção. Após três revoluções industriais, surge a próxima etapa que os especialistas chamam de Indústria 4.0. É justamente aqui que o Business Transformation passa a atuar como protagonista da quarta revolução industrial, cuja base tecnológica prevê a utilização dos sistemas ciberfísicos, internet das coisas, computação em nuvem, inteligência artificial e analytics.

Este é o grande salto a ser explorado na Indústria 4.0: a capacidade de transformar máquinas em dispositivos conectados em rede, gerando um grande volume de informações, em tempo real. As empresas que conseguirem estabelecer este novo patamar em suas manufaturas, utilizando o cruzamento dos dados para a tomada de decisão, contarão com vantagens, como a interoperabilidade, virtualização, monitoramento remoto, capacidade em tempo real, otimização de recursos, descentralização da tomada de decisão e modularidade.

A tendência é que a tecnologia se desenvolva continuamente para viabilizar a adaptação de empresas a este novo padrão de indústria, trazendo mais criatividade e inovação para transformar – de maneira significativa – os negócios dos clientes.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

2 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

2 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

2 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

2 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

2 dias ago