Inovação e colaboração são pilares da estratégia de RH da ClassApp

Para empresa, relações pautadas pela confiança e possibilidades de aprendizagem criam o ambiente propício para o desenvolvimento dos profissionais

Author Photo
10:18 pm - 17 de outubro de 2019

Em janeiro deste ano, a ClassApp, fornecedora de um aplicativo que promete revolucionar a comunicação entre pais e escola, conseguiu materializar em um evento grande parte das premissas que alicerçam sua estratégia de RH. A empresa reuniu todos os colaboradores em uma instituição de ensino para promover o que foi batizado de ClassHack. Baseado no conceito de maratona de desenvolvimento, a ação trouxe à tona os desafios da empresa para 2019 e convidou os colaboradores a criarem times para elaborar e apresentar possíveis soluções.

Do evento emergiram várias idéias, que foram implementadas e aceleraram a inovação da companhia. Mais que isso: traços da cultura foram colocados em prática quando a colaboração e a busca por excelência entraram em cena em prol de um objetivo comum. “A iniciativa fortaleceu muito o conceito de unidade, a cultura do desafio e da inovação, além de promover mais integração entre as áreas, que exercitaram a importância da diversidade de conhecimento”, conta Isabela de Oliveira, gerente de cultura e talentos da ClassApp, segunda colocada no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em TI, promovido pelo Great Place to Work (GPTW) e IT Mídia, na categoria pequenas empresas.

IMG 6925 ED

A executiva conta que no dia a dia a colaboração é muito incentivada. “Queremos um ambiente marcado pela confiança, em que o profissional se sinta confortável para resolver as questões diretamente com seus líderes. Uma das funções do gestor é dar voz ao colaborador. Com isso, descentralizamos o RH”, afirma.

Ela explica que viabilizar esse ambiente só é possível tendo como base um processo de seleção que, acima de tudo, valorize candidatos com espírito de equipe e sede de conhecimento. Em contrapartida, a empresa oferece possibilidades de crescimento, seja na direção de um cargo de gestão ou de especialista. No último ano foram promovidos 15 profissionais, do total de 45 que compõem o quadro da ClassApp. “Realizamos avaliações semestrais de desempenho, performance e cultura num modelo 360º, em que além da autoavaliação e da avaliação do líder, os demais membros também participam do processo”, conta.

Ambiente descontraído

A ClassApp também tem um espaço com sofá e mesas em que os profissionais podem se reunir em determinados momentos para interagir. “Muitas vezes surgem boas idéias desses bate papos”. Uma deles foi o Family Day, em que os colaboradores puderam levar a família para conhecer o escritório e sua rotina de trabalho. “Conhecer a família dos colegas ajuda a integrar e estreitar os laços de confiança”, acredita Isabela.

Também de olho no clima e no bem-estar do funcionário, a empresa realiza semanalmente o ClassAppMindfulness, com uma sessão de meditação guiada pela manhã. “Isso ajuda a começar o dia com a energia renovada”, acredita Isabela.

A gerente explica que o cuidado com o bem-estar leva em conta as necessidades específicas de cada colaborador. “Um profissional que teve filho recentemente passou a ter a possibilidade de trabalhar no modelo home office para conciliar melhor suas atividades. Para aqueles que estão na faculdade definimos semestralmente um cronograma que prevê horário mais flexível no período de provas”, relata.

O resultado do foco em pessoas, segundo ela, pode ser medido pelo clima da empresa, o feedback recebido dos colaboradores e o baixo índice de turn over.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.