Inovação colaborativa: Oracle cria laboratório em coworking

Author Photo
10:05 am - 08 de dezembro de 2017

O CO.W, espaço de coworking instalado em São Paulo, é a casa do Oracle Innovation Labs no Brasil, espaço dedicado a desenvolvimento de soluções inovadoras. O foco da companhia é receber no local clientes, parceiros e startups para desenvolver novas soluções, desde a concepção da ideia até teste de protótipos.

A iniciativa do laboratório de inovação, na verdade, foi lançada há cerca de dois anos, mas não contava com um espaço físico. Marco Righetti, diretor de Tecnologia e Inovação da Oracle América Latina, explica que a iniciativa funcionava de maneira “virtual”, com reuniões no escritório da Oracle ou na própria sede dos clientes. “Já realizamos 50 projetos em áreas como mobilidade, uberização, machine learning e internet das coisas“, conta o executivo, que estima crescer pelo menos 50% o número de projetos e receber de dois a três processos por semana.

A grande aposta da companhia, ao se abrigar em um espaço de coworking, é a proximidade com startups e o ecossistema inovador ao redor. O local, inclusive, abriga outro ambiente da Oracle, o Startup Cloud Acelerator, programa de aceleração da empresa. Atualmente são seis companhias trabalhando no local, lado a lado ao novo lab. “A proximidade com startups estimula essa sinergia e acelera a inovação”, destaca Righetti.

A ideia é que qualquer cliente ou parceiro procure o lab com uma ideia de inovação, seja a maturidade que o projeto tiver. No local, os projetos são estruturados por meio de frameworks e metodologias, como design thinking. “O objetivo é testar protótipos de forma rápida. É inovação muito além do PowerPoint”, brinca.

Estrutura

A Oracle não terá equipe exclusiva para operação do espaço. A ideia, segundo a empresa, é estimular a participação de todos os funcionários. “O laboratório se sustenta com colaboração.”

O local já conta com demos de iniciativas aplicadas ao mundo dos negócios e transformação digital, com tecnologias como reconhecimento facial, realidade virtual, banco digital e inteligência artificial.

Um exemplo de projeto citado pelo executivo é de uma empresa de transportes, que buscavas soluções tecnológicas para auxiliar na economia de combustível. buscava reduzir consumo de combustível. A ideia de colaboração proposta pela Oracle, em parceria com o cliente, foi envolver o motorista.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.