Inmetro homologa medidores inteligentes da AES Eletropaulo

Author Photo
7:15 pm - 02 de agosto de 2016
Inmetro homologa medidores inteligentes da AES Eletropaulo

A AES Eletropaulo é a primeira distribuidora de energia do País a ter medidores inteligentes homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), fabricados no Brasil com comunicação híbrida. Com investimento de R$ 5 milhões, os equipamentos foram desenvolvidos pela WEG e fazem parte do projeto de Redes Inteligentes da AES Eletropaulo.

Segundo a AES Eletropaulo, entre os diferenciais do equipamento está a comunicação híbrida. O próprio medidor seleciona qual é a melhor interface para cada momento: sem fio por meio de rádio frequência (RF) ou com fio pela própria rede elétrica (PLC).

Com isso, torna-se uma rede híbrida e cooperada, já que cada trecho da rede pode utilizar uma tecnologia diferente para se comunicar, assegurando que as informações entre os medidores e os sistemas sejam realizadas.

Os equipamentos também estão prontos para atender as resoluções publicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), inclusive a de Geração Distribuída e tarifa branca.

Na primeira etapa, que começa no final do ano, serão instalados 5.692 medidores em residências de Barueri, onde o projeto de Redes Inteligentes já começou a ser implantado. A previsão é de que, até 2018, 60 mil clientes do município irão usufruir da nova tecnologia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.