Infor planeja 100% do portfólio em nuvem e reforça ERP no Brasil

Empresa acelera migração de ofertas para cloud e prepara nova versão de ERP para este ano

Author Photo
9:47 am - 25 de fevereiro de 2019

O rumo da Infor, assim como grande parte do mercado de tecnologia, é a nuvem. Atualmente, 70% da receita da empresa já vem das aplicações em nuvem, no modelo SaaS (software as a service), que obtiveram um crescimento de 21,3% em 2018. Para este ano, o foco, segundo João Ricardo Nene (à esquerda na foto), Vice-presidente da Infor para América Latina, é ter 100% das ofertas da companhia em cloud.

O executivo lembra que a empresa, que antes tinha mais de 50 produtos, definiu um portfólio de dez funções para oferecer em sua plataforma. Atualmente, cinco deles já estão em cloud. Toda a infraestrutura da Infor está na cloud da Amazon Web Services (AWS).

“Não usamos nossos esforços em infraestrutura, como alguns concorrentes fazem. Nosso foco é todo em software e, sobretudo, na última milha da solução. Vamos aos detalhes, entendemos o que o chão de fábrica precisa, por exemplo. Esse é nosso diferencial”, apontou o executivo, em conversa durante evento realizado pela companhia na última semana em São Paulo.

O momento da companhia também é de investimentos. Em janeiro deste ano, a Infor recebeu um aporte de US$ 1.5 bilhão dos acionistas da Koch Equity Development, LLC (KED) e Golden Gate Capital. O novo investimento complementa o aporta da KED de mais de US$ 2 bilhões, realizado no começo de 2017, e, segundo a empresa, representa um marco importante para a Infor, que considera um potencial IPO em neste ano ou no próximo.

Esse investimento de 2017 permitiu à empresa  iniciar mais uma importante estratégia para os próximos anos. Trata-se do Coleman, software de inteligência artificial que funciona como um assistente virtual e que conta com recursos de machine learning.

Assim como AI, a empresa tem visto crescimento também em áreas como gestão de ativos, Analytics e Supply Chain, que se somam às receitas com o software de gestão empresarial ERP.

Reforço no ERP Brasil

ERP, aliás, será uma das novidades da companhia para este ano no Brasil. Segundo Alexandre Borghoff (à direita na foto), Diretor de Alianças da Infor para América Latina, a empresa lançará uma versão que conta com localização da parte contábil e fiscal em maio deste ano. A ferramenta já está disponível para realizar a parte operacional, mas não contava com os recursos fiscais.

Além disso, a ferramenta será disponibilizada em nuvem, o que, para Alessandra Martins (ao centro na foto), country manager da Infor para o Brasil, é outro diferencial da companhia. “A arquitetura é a mesma para on-premise e cloud, por isso a migração é direta e simples”, garantiu Alessandra.

A executiva aposta na tendência das empresas seguirem pensando na renovação da infraestrutura de TI para novos investimentos em ERP.

O Brasil, principal operação da Infor na América Latina (cerca de metade da operação), segundo os executivos, ganhou 25 novos clientes nos últimos dois anos e vive um momento de crescimento.

Novas parcerias

Borghoff comenta que, para manter esse ritmo de conquistas, é impossível obter crescimento só com esforços próprios. Por isso, a empresas está apostando no fortalecimento de parcerias para chegar a uma meta global de 25% a 30% de vendas realizadas via canais.

A empresa acabou de anunciar novas parcerias na América Latina. São elas, a integradora indiana Tata Consultancy Services (TCS), Birlasoft (com a tecnologia KPIT), Technolab e Unisoma. “Ainda estamos à procura de parceiros para todas as regiões do Brasil”, concluiu Borghoff.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.