Indústria busca aproximação com startups

Author Photo
1:41 pm - 24 de outubro de 2017
indústria indústria

Números da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apontam que 70% das indústrias brasileiras ainda não estão conectadas com startups. A pesquisa engloba 49 indústrias inscritas no Programa Nacional Conexão Startup Indústria, da ABDI, além do Sondagem de Inovação (outro programa da ABDI) e outras 362 empresas do setor – todas com mais de 250 funcionários.

Dentre as companhias, 21% revelaram que estão se preparando para se conectar com startups e 27% ainda não sabem como fazer. Guto Ferreira, presidente da ABDI, lembra que a nova revolução industrial passa necessariamente pelas startups e que o setor está começando a perceber isso. “A maior empresa de transporte do mundo (Uber) não possui um único veículo próprio. Eles quebraram todos os padrões de décadas”, cita.

Diante da importância da aproximação com esse ecossistema, a ABDI tem liderado a iniciativa, com foco em novo jeito de fazer política pública, pensando de forma disruptiva, ou seja, rompendo com padrões que são dominantes até o momento. Basicamente, o movimento, que conta com um investimento de R$ 50 milhões ao longo de três anos, cria um ambiente de negócios entre indústrias e startups, focando na integração digital de diferentes passos da cadeia de valor dos produtos industriais.

“Estamos trabalhando para o setor produtivo brasileiro dar um salto, não podemos perder a oportunidade histórica de investir em inovação e buscar mais competitividade não, apenas na grande indústria, mas também nas pequenas e médias”, explica.

Ferreira comenta também que, quando a ABDI idealizou a iniciativa, o motivo foi que a associação sabia que uma indústria centenária não abriria as portas para empresas nascentes facilmente, muitas vezes criadas por um garoto de 18 anos. “Pois, se abrissem, matariam a sua criatividade. Por este motivo, o programa tem o foco de promover uma integração saudável, onde é mapeada a necessidade da indústria e a capacidade de criação de soluções de uma empresa jovem, diminuindo riscos para ambos os lados. E esse aprendizado será compartilhado entre todos.”

SPe SC em destaque

O programa contou com 394 inscritos, entre eles, indústrias, startups e instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios. Na fase de cadastramento, cadastram-se 49 indústrias, 325 startups e 20 instituições de apoio.

O Estado de São Paulo lidera o ranking de indústrias inscritas, com 19 players, seguido por Santa Catarina com 7. A região Sudeste do país concentra 58,7% de indústrias já cadastradas, seguido pela região Sul em 26,1%, Nordeste e Centro-Oeste com 6,5% e Norte com 2,2%. “O Estado de Santa Catarina, mais precisamente a capital Florianópolis, é conhecida hoje como o Vale do Silício brasileiro. O governo local investiu fortemente para atrair as empresas de tecnologia, principalmente e hoje nós observamos o resultado. As indústrias querem estar perto de quem produz inovação”, completa Ferreira.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.