Notícias

Incentivo à leitura surge para melhorar saúde mental e produtividade nas empresas

Saúde mental tem sido um dos assuntos mais comentados nos últimos anos. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que uma em cada quatro pessoas deve sofrer de doenças neuropsicológicas em algum momento da vida. Por conta disso, a cada dia que passa as empresas possuem mais responsabilidade pela saúde mental de seus colaboradores.

Segundo também dados da OMS, o local de trabalho pode afetar diretamente na saúde mental. Estar satisfeito e feliz com o mesmo pode não ser o fator principal do desencadeamento das doenças mentais, mas com certeza, tem grande influência sobre eles uma vez, que passamos mais tempo em nossos empregos do que em nossas próprias casas.

Acredito que esses números assustadores sejam o principal motivo de tantas empresas terem como objetivo aumentar o investimento no funcionário – e não falo de benefícios comuns, que todos já estamos acostumados. Muitas já oferecem home office, programas de exercícios físicos, ambientes mais descontraídos, maior flexibilidade de horários, entre outras coisas que farão com que os colaboradores se sintam melhores e portanto, se tornem mais engajados e com menos problemas de saúde.

Mas um ponto que ainda engatinha no país e pode se tornar uma grande força para as empresas é o incentivo a leitura. Acredito que muitos pensem que não existe tempo para essa prática, porém, graças a tecnologia, os audiobooks têm conquistado um grande espaço no mercado e podem ser a ferramenta que faltava para trabalhar corpo e mente juntos.

Empresas podem oferecer às suas equipes uma maneira de crescimento profissional e pessoal, promovendo o cuidado com a saúde mental, o bem-estar e o conhecimento que serve impulso para o crescimento do país. Por que não apostar no novo então?

O conhecimento não tem fronteiras. Oferecer conhecimento em um dispositivo móvel, que pode ser acessado em qualquer lugar, de maneira dinâmica, pode ser a chave mais simples e descomplicada para sanar essas crises de saúde mental que tem sido constantes atualmente nas empresas. Além de gerar maior engajamento e fomentar o crescimento de seu colaborador, que se sentirá bem e cada vez mais apto a realizar um trabalho melhor, se sentindo mais capacitado e melhor com ele mesmo.

*Elizaveta Uvarova é CEO do ‘esens

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

1 dia ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

1 dia ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

1 dia ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

1 dia ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

1 dia ago