IN implanta solução Qlik para agilizar atendimento da GOL

Companhia aérea precisava de uma ferramenta que fosse capaz de monitorar todo o fluxo de dados da empresa

Author Photo
3:05 pm - 30 de março de 2018

Filas não prejudicam somente os clientes, as organizações perdem muito tempo, dinheiro e pessoal para controlar o fluxo no atendimento. Quando se trata de uma empresa de aviação, reduzir as filas tem uma importância ainda maior. E foi pensando em aprimorar o atendimento que a GOL Linhas Aéreas Inteligentes buscou as soluções da Qlik, comercializadas pela Inteligência de Negócios (IN), há dois anos.

A parceria começou em fevereiro de 2015 quando a companhia aérea precisava de uma ferramenta corporativa que fosse capaz de monitorar todo o fluxo de dados da empresa. Hoje, o número de licenças da plataforma Qlik já passa de 200, distribuídas nos 15 painéis de controle interno da companhia. Para a implementação das soluções, a IN, Master Reseller Qlik, contou com o apoio da MKTEC, parceira de negócios da empresa.

Com a plataforma, a GOL conseguiu acelerar o autoatendimento nos totens da companhia nos aeroportos, monitorar problemas e auxiliar os passageiros no atendimento. A solução também ajudou a traçar estratégias e monitorar os aeroportos. Segundo Paulo Palaia (foto), diretor de TI da companhia, “é possível medir o tempo médio de atendimento em cada balcão dos aeroportos. Dessa maneira conseguimos direcionar nossos esforços para os lugares que mais necessitam de atenção. Isso ajuda a prestar um serviço melhor para o cliente final”. Na área comercial os painéis acompanham as metas de vendas e possibilitam que cada vendedor consiga acompanhar sua performance.

O acesso aos indicadores internos também ficou mais ágil. De acordo com Palaia, antes cada área tinha indicadores similares, porém calculados com regras e ferramentas diferentes. “Alguns números apareciam com valores diferentes, sendo que departamentos como Finanças e Comercial mediam os mesmos dados, porém com perspectiva diferente”, disse o executivo. “Com a Plataforma Qlik, temos muito mais conforto na tomada de decisão, já que os dados são centralizados e possuem valores igualitários”, explicou.

Tags:
Gol

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.