Qual a importância da arquitetura de sistemas para os negócios?

Author Photo
11:20 am - 19 de agosto de 2017

Durante o IT Forum+, realizado nesta semana pela IT Mídia na Praia do Forte (BA), a arquitetura de sistemas foi um dos temas de destaque em apresentação conduzida por Sergio Lozinsky, experiente consultor e parceiro no desenvolvimento do estudo Antes da TI, a Estratégia.

Mas, afinal, o que é arquitetura de sistemas?

No seu significa mais popular é a técnica utilizada para mapear todos os componentes, interfaces, processos e outros aspectos importantes que suportam a estrutura de negócio da empresa, levando em consideração o usuário e o cliente.

Nesse mapeamento, afirmou Lozinsky, não é necessário o aprofundamento em detalhes tecnológicos, mas é essencial efetuar diagnósticos das características do negócio e fases da operação com foco no cliente.

“Além disso, a arquitetura de sistemas tem como premissa facilitar a comunicação entre os envolvidos na concepção do sistema, mesmo que ainda não tenha iniciado”, destacou ele.

Assim, prosseguiu o consultor, o conceito ajuda no processo de construção de algo mais sólido e melhora a visão dos negócios. Facilitando, ainda, na identificação dos sistemas que atendem satisfatoriamente, quais tecnologias que serão temporárias ou, ainda, substituídas no curto prazo por soluções mais sofisticadas.

Segundo Lozinsky, no entanto, não é tão simples usar essa técnica. “Porque cada negócio terá sua granularidade e possíveis restrições ou exceções que possam influenciar no processo”, comentou.

“Contudo, se o líder da TI aplica dedicação no desenvolvimento desse importante trabalho para a organização, certamente o retorno será muito compensador nos curto e longo prazos”, finalizou ele.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.