O impacto do armazenamento em flash nos negócios

Author Photo
2:37 pm - 19 de outubro de 2017
Armazenamento em flash Armazenamento em flash

Com a transformação digital –  que atinge diversas áreas e instituições ao redor do mundo, no qual todos os processos estão baseados em soluções de tecnologia – cada vez mais dados devem ser processados pelas companhias. Com a adoção de soluções de Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT), Inteligência Artificial e Big Data, mais dados são gerados e a velocidade na qual as empresas respondem a eles é cada vez mais importante. Até 2020, haverá mais de 44 trilhões de gigabytes de dados disponíveis no mundo, de acordo com estudo feito pela Accenture. Desse total, 35% serão úteis para análise. Entra em cena o armazenamento em flash, uma memória do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), que permite que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos em uma só operação.

De maneira simples, trata-se de um chip que pode ser reescrito e, ao contrário da memória RAM convencional, preserva o conteúdo sem necessidade de fonte de alimentação. Segundo Wilson Grava, vice-presidente de vendas para a América Latina da Pure Storage, para contar uma empresa que processa em tempo real, é preciso considerar não somente os aspectos de software, mas também o desempenho de toda a infraestrutura de TI.  A proposta de tecnologia flash é promover acesso mais rápido aos dados, para elevar o processamento de transações e acelerar as aplicações e os serviços.

No setor de saúde, o armazenamento em flash vem para proporcionar acesso mais rápido aos dados armazenados, o que resultaria em mais tempo dedicado ao cuidado com o paciente. Na indústria, o foco é que sejam realizadas análises com mais rapidez e integração de fornecedores em tempo real, ao passo que, no e-commerce, pode melhorar as taxas de conversão e reduzir os abandonos de carrinhos de compras, já que acelera o processamento de informações e a empresa consegue, em curto espaço de tempo, identificar o consumidor que deixou de comprar e criar ações para reverter o quadro. “Há, em todos os casos, ganho de velocidade, com aplicações que passavam um fim de semana inteiro para finalizar, terminando em duas horas”, completa Grava.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.