IFPR e fintech firmam parceria para produção de ventilador pulmonar

Tecnologia foi uma das vencedoras de desafio internacional com 2.639 participantes, representando 94 países

Author Photo
2:04 pm - 10 de junho de 2020
ventilador pulmonar ventilador pulmonar

A fintech Zetra fechou uma parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) para apoiar a produção do protótipo de ventilador pulmonar IFPR, uma iniciativa premiada internacionalmente por criar, em duas semanas, um equipamento de baixo custo. O protótipo desenvolvido pela equipe do Campus Curitiba será utilizado por hospitais públicos e privados no atendimento a pacientes gravemente afetados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Idealizado pelo professor Carlos Eduardo Araújo, PhD em eletrônica pelo IFPR, em parceria com Rogerio Gomes, professor de mecânica Instituto, o ventilador pulmonar é um dos equipamentos com menor  disponibilidade durante essa crise de saúde e foi um dos três vencedores do “Code Life Ventilator Challenge”, desafio que contou com 2.639 participantes, representando 94 países.

“No geral, esse protótipo foi concebido a partir de técnicas modernas de engenharia e sofisticados componentes mecânicos e eletrônicos. Mais especificamente esse design simples e eficiente trabalha com uma válvula de fluxo eletromagnético para medir e controlar o fluxo de ar para o paciente. Além disso, o dispositivo integra uma exibição gráfica, permitindo que os usuários verifiquem todos os parâmetros controlados e medidos pelo dispositivo na tela de análise”, afirma Rogerio.

A tecnologia, segundo a equipe envolvida, foi testada e avaliada por uma junta médica canadense, que ressaltou a qualidade e precisão do equipamento. A equipe da fintech está se mobilizando para contribuir com uma rápida solução para as dificuldades encontradas na aquisição desses aparelhos em todo o mundo, oferecendo suporte na produção e distribuição do ventilador.

“Para nós, atuar com responsabilidade social é promover ações que cuidam do bem-estar de toda a sociedade. Por isso, com a pandemia que enfrentamos, achamos o projeto tecnológico muito relevante neste momento. Temos a certeza que ao unir forças vamos vencer esta batalha”, afirma Fábio Augusto, gerente de Comunicação da Zetra.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.