iFood recebe liberação da Anac e faz testes de entrega com drones

Voos experimentais da companhia de delivery de comida serão realizados em Campinas (SP) e podem ter início ainda em 2020

Author Photo
11:44 am - 13 de agosto de 2020
iFood Drone

O iFood anunciou nesta quarta-feira (12) o início de voos experimentais para realizar entregas por meio de drones. A nova modalidade de entrega vai ser testada em Campinas (SP) e conta com a ajuda das empresas Speedbird Aero e AL Drones, responsáveis pela obtenção das autorizações necessárias da Anac (Agência Nacional Aviação Civil).

Com o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), a foodtech agora pode testar a entrega por meio de drones. De acordo com um comunicado da empresa, os testes podem acontecer ainda em 2020.

“Essa é uma etapa muito significativa para a evolução do uso comercial de drones. Nosso objetivo primário é utilizar o drone para trazer mais eficiência para a operação logística. Estamos confiantes na evolução que o uso desse modal combinado a inteligência artificial pode trazer para a empresa.”, explicao vice-presidente de Logística do iFood, Roberto Gandolfo.

Nada de drones em casa

Por enquanto, a ideia é que os drones complementem a operação dos modelos tradicionais, realizando a primeira parte da rota das entregas, que será finalizada por um entregador com moto, bike ou patinete.

Ou seja, os drones vão agilizar a primeira “perna” dos trajetos no teste que a companhia vai realizar em Campinas. Uma rota de 400 metros ligará a praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas e o iFood Hub, uma estrutura que roteiriza os pedidos. A entrega deve levar em média 2 minutos, um trecho que percorrido a pé pode levar 12 minutos.

Leia também: iFood e Conquer criam curso online para restaurantes enfrentarem pandemia

Há também uma segunda rota de voo que será realizada em caráter experimental, que terá início no iFood Hub e destino final no droneport de um complexo de condomínios próximo ao shopping. De acordo com as estimativas, a rota de 2,5 quilômetros que por terra seria feita em 10 minutos, passará a ser concluída em 4 minutos.

Entrega ainda em estudo

Em julho, as companhias parceiras realizaram testes em São José dos Campos (SP), com a participação da Anac. “Cada detalhe da aeronave foi trabalhado com toda a atenção, tornando a logística aérea não tripulada uma possibilidade no país”, ressalta Samuel Salomão, fundador e CPO da Speedbird Aero. Todo processo de certificação levou cerca de 11 meses.

Devido ao momento de pandemia, o iFood avalia qual o melhor momento para iniciar o projeto de delivery com drones ajudando no processo, mas prevê voos experimentas nos próximos meses.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.