Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

IFood, Rappi ou Uber Eats: qual app “entrega” a melhor experiência de uso?

Proteste avaliou os principais aplicativos de delivery para verificar a qualidade funcional de cada marca; confira os resultados

Da Redação
11:11 am - 13 de novembro de 2019
Shutterstock

A Proteste, associação de consumidores que faz a comparação de produtos e serviços, realizou uma pesquisa para avaliar a qualidade da experiência de uso dos principais aplicativos utilizados para a entrega de comida: iFood, Rappi e Uber Eats.

De acordo com a organização, a decisão para analisar as principais características dos produtos foi tomada por conta do quão presentes eles já estão dentro da realidade do público. Segundo pesquisa realizada pela companhia de análise de mercado App Annie, o Brasil é o campeão mundial em uso de aplicativos por dia, com as pessoas utilizando, em média, 12 apps a cada 24 horas no smartphone.

Confira, abaixo, o aspecto em cada aplicativo se destaca e qual dos três apresentou o melhor conjunto da obra:

Uber Eats oferece a melhor descrição

iFood e Rappi são mais intuitivos em relação às pesquisas por tipo de produto ou atribuição, sendo possível pesquisar por “Almoço” ou por “Menor preço”. No Uber Eats, há algumas opções “pré-selecionadas” de forma automática, como ofertas especiais, restaurantes mais populares ou região.

iFood e Uber Eats apresentam as opções de refeições já com seus respectivos preços. Entretanto, no Rappi é solicitado que o comprador descreva o produto que deseja, havendo apenas a opção do cliente tirar foto ou adicionar foto do álbum de seu celular para anexar ao pedido. Caso o usuário não saiba os tipos de refeições vendidos pelo restaurante escolhido, aumenta a probabilidade de problemas com o pedido.

Nesta avaliação, o Uber Eats se destacou na versão para desktop, ficando com “muito bom” principalmente graças à descrição dos produtos, que é de forma mais completa. Os demais foram avaliados como “bom”.

No celular, o Rappi foi considerado “aceitável”, pois o usuário precisa descrever o produto que deseja comprar. Caso não conheça o cardápio, não poderá fazer o pedido e nem saberá o valor. Já na web aparece uma pequena descrição do item e, em alguns casos, os preços.

Fique atento à gorjeta automática

No desktop, todos foram muito bem no quesito processo de compra. Enquanto o iFood e o Uber Eats apresentam as refeições já com seus preços, no Rappi isso depende do estabelecimento. Vale ressaltar que o Rappi é um app para entregas de artigos diversos, e não apenas comida, por isso suas características são diferentes das do iFood e do Uber Eats.

Já na versão para celular, o Uber Eats ficou com “muito bom”, pois é bem completo. O iFood foi considerado “bom”, com uma diferença pequena em relação ao desktop, pois no smartphone ele sugere automaticamente uma gorjeta. Para não pagar esse valor extra, o usuário precisa ficar atento e alterar a opção.

O Rappi foi classificado como “ruim”, pois além da questão da gorjeta, em que é igual ao iFood, ele não permite a inclusão do CPF na nota e nem sempre é possível confirmar os dados do pedido realizado.

Uber Eats rastreia em tempo real

Um dos pontos avaliados em que houve maior diferença entre os aplicativos foi o acompanhamento da entrega do pedido. O Uber Eats permite o acompanhamento em tempo real pela versão desktop e pelo celular. Outro ponto positivo é que, caso a compra seja concluída pelo celular, o acompanhamento por GPS pode ser feito também pela web, facilitando o acompanhamento.

Neste quesito, o Uber Eats ficou com “muito bom”, enquanto o iFood ficou com “bom” por não oferecer acompanhamento da entrega em em tempo real nas duas versões. Esta etapa não foi avaliada para o Rappi, pois nenhum pedido foi concluído. Outro ponto importante para o cliente é a nota fiscal. Em alguns dos pedidos realizados ela veio junto à mercadoria, e, em alguns casos, veio somente a nota do pedido do aplicativo. Considerando os pedidos pagos, o iFood é o único app que, ao ser escolhido o pagamento em dinheiro, disponibiliza um campo questionando a necessidade de troco.

iFood se destaca no suporte

Quanto aos meios de comunicação, o contato com o serviço de suporte e a pós-venda, o app melhor avaliado foi o iFood. Além das opções preestabelecidas de dúvidas e ajuda, ainda há a opção de enviar um e-mail para a empresa pelo próprio app ou site.

No Uber Eats, apesar de a solução ser segmentada de acordo com o problema, a comunicação não é direta via e-mail e nem é disponibilizado o telefone para contato. Por isso, foi avaliado como “aceitável”.

No Rappi versão desktop não há opção para entrar em contato com o suporte, enquanto o aplicativo permite ao usuário solucionar seu problema de acordo com o pedido no menu “Central de ajuda”, apesar de não haver um telefone para contato. Por este motivo, foi avaliado como “muito ruim”.

Entre os três aplicativos testados, apenas o Uber Eats versão desktop disponibiliza retorno de acordo com palavras-chave inseridas no campo de pesquisa. Por fim, no processo de estorno, iFood e Uber Eats foram considerados “muito bom”, ao passo que o Rappi não foi avaliado neste caso.

Classificação final

Considerando todos os requisitos analisados, o melhor do teste foi o Uber Eats, que ficou com 90 na versão para celular e 86 no desktop, seguido do iFood, com respectivamente 73 e 78. Isto se deu por alguns destaques de requisitos de desempate, como informações completas dos pedidos e processos de compra e de entrega.

Foram encontradas dificuldades durante o pedido via Rappi tanto na versão desktop quanto no aplicativo para celular. Fizemos algumas tentativas de compra, sem sucesso, em momentos e dias diferentes, o que levou sua avaliação final a ser “ruim”.

Tags:
iFood
Proteste
rappi
Uber Eats
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados