ITO, BPO, KPO – qual é a diferença?
A terceirização de TI, claramente, pertence ao domínio do CIO
Business process outsourcing (BPO) é a terceirização de um processo de negócio específico, como folha de pagamento. Com freqüência, divide-se em duas categorias: back office outsourcing, que abrange funções de negócio internas como billing ou compras, e front office outsourcing, que abrange serviços relacionados ao cliente, como marketing ou suporte técnico. A terceirização de tecnologia da informação (information technology outsourcing – ITO), portanto, é um subconjunto de BPO.
Enquanto a maior parte da terceirização de processos de negócio envolve a execução de processos padronizados para uma empresa, a terceirização de processos de conhecimento (knowledge process outsourcing – KPO) envolve processos que demandam habilidades avançadas em pesquisa e análise, tomada de decisão e habilidades técnicas. Setor menos amadurecido do que BPO, o trabalho de KPO inclui pesquisa de patente, data mining e P&D na área farmacêutica. Está começando a conquistar aceitação nas empresas norte-americanas.
A terceirização de TI, claramente, pertence ao domínio do CIO. Mas, com freqüência, os CIOs são instados a se envolver em (ou até supervisionar) iniciativas de terceirização de processos de negócio e processos de conhecimento não-ITO. Os CIOs são chamados não só porque desenvolveram habilidades de outsourcing, mas também porque, muitas vezes, a atividade de processos de negócio e conhecimento que está sendo terceirizada anda de mãos dadas com sistemas e suporte de TI.