All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Computerworld Brasil
Notícias

Pesquisa expõe falta de segurança em sites

Falta de adoção de uma política rígida de segurança e desconhecimento sobre a legislação são os principais problemas dos executivos de companhias de tecnologia e internet. Este é o resultado da pesquisa e-Law 2001 Brasil, realizada no primeiro semestre de 2001 pela consultoria PricewaterhouseCoopers. Foram coletados questionários de 177 pessoas, que responderam perguntas relativas ao site da sua companhia.

A maioria (65,22%) diz que adaptou o site à legislação brasileira, mas a consultoria avalia como preocupante os 23,19% que informaram não ser possível a adaptação em decorrência da falta de leis específicas para o setor.

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

“Tal resultado demonstra um desconhecimento por parte dos executivos quanto a possibilidade de imposição de regras do direto comum ao comércio eletrônico, não sendo necessária legislação específica para tanto”, informa o documento.

A criação de lei específica para assinaturas digitais de autoridades certificadoras foi defendida pela maioria dos entrevistados (11,85%), enquanto que 11,64% defendem como mais importante uma legislação específica para os crimes na internet.

Segundo Álvaro Taiar, sócio responsável por questões legais e tributárias de e-business para a América do Sul e Central, a criação de uma lei tributária específica também seria importante para resolver as lacunas existentes na lei atual.

“Em muitos casos, é necessário apenas adequações. Mas em outros, como no caso da tributação, é preciso de uma nova lei para preencher as lacunas da atual regulamentação”, afirma.

Apesar de 16,22% dos entrevistados defenderem a isenção dos impostos tradicionais e a criação de um “Bit Tax”, exclusivo para os negócios na internet, a consultoria desaconselha. Taiar explica que seria praticamente a CPMF da internet, considerando ainda muito inexato a forma da cobrança de um imposto relativo a transações online.

O nível de segurança dos sites também é alvo de crítica da consultoria. De acordo com a pesquisa, 90% adotam medidas preventivas. O problema é que dentro desse universo, 86,27% entendem que a criação de senhas e login são medidas preventivas.

Podem até ser, mas isoladamente não resolvem o problema. A realização de testes de intrusão no site é feito por apenas 32,03% dos entrevistados. O Firewall é adotado por 73,86%, mas o sistema de criptografia é usado por somente 48,37%.

Next Arremate.com recebe aporte de 10,5 milhões de dólares »
Previous « Telesp Celular, Mastercard e Redecard atacam comércio WAP
Leave a Comment
Share
Published by
Redação
Tags: segurança
25 anos ago

    Related Post

  • HPE une rede e segurança e mira fim da gestão fragmentada
  • Consumidores ainda resistem a delegar pagamentos a agentes de IA, indica Forrester
  • Anthropic alerta governo Trump sobre riscos cibernéticos expostos por modelos avançados de IA

Recent Posts

  • Notícias

Empresas não sabem como comprar IA, e esse é o maior obstáculo da adoção, diz executivo da HPE

A maioria das empresas que hoje investe em inteligência artificial não sabe exatamente quem deve…

9 horas ago
  • Notícias

Datamint capta R$ 25 milhões em rodada seed liderada pela Headline

A Datamint, startup brasileira de inteligência artificial (IA) voltada à gestão de ativos em operações…

10 horas ago
  • Notícias

Consumidores ainda resistem a delegar pagamentos a agentes de IA, indica Forrester

Os consumidores ainda não estão preparados para permitir que agentes de inteligência artificial (IA) realizem…

10 horas ago
  • Notícias

Anthropic alerta governo Trump sobre riscos cibernéticos expostos por modelos avançados de IA

A Anthropic intensificou seus alertas ao governo dos Estados Unidos sobre os riscos cibernéticos associados…

11 horas ago
  • Notícias

HPE une rede e segurança e mira fim da gestão fragmentada

Por anos, equipes de TI operaram segurança e rede como disciplinas separadas, com ferramentas distintas,…

11 horas ago
  • Notícias

Gwynne Shotwell afasta pressão por IPO e diz que SpaceX mantém foco no longo prazo

A presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell, afirmou que a abertura de capital da…

12 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L