Vivo lança serviços 3G em rede EV-DO

Padrão de transmissão de dados que atinge taxas de até 2,4 Mbps, velocidade 40 vezes superior à da telefonia celular convencional.

Author Photo
5:04 pm - 26 de outubro de 2004

A Vivo anunciou nesta terça-feira (26/10), durante a Futurecom, o lançamento de dez novos serviços, que incluem telefonia de terceira geração baseada em 1x-EV-DO. Trata-se de padrão CDMA de transmissão de dados que atinge taxas de até 2,4 Mbps, velocidade 40 vezes superior à da telefonia celular convencional. A operadora móvel também ressaltou que, neste mês de outubro, sua base no País chegou a 25 milhões de clientes.


Com infra-estrutura da Lucent, Motorola e Nortel, a rede 1x-EV-DO da Vivo cobre inicialmente as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. A malha permite a oferta de serviços multimídia always on e tem como foco principal mercado corporativo, maior dependente de redes de dados de alta velocidade.


Entre os primeiros serviços EV-DO, a operadora destacou o Vivo ZAP 3G, que permite conexão à internet via notebook, por meio de cartão PCMCI. Os usuários da nova rede também poderão requisitar o serviço Vídeo 3G, para  donwload de vídeos e streaming de conteúdo de TV em celular habilitado com o padrão.


Outros lançamentos da Vivo incluem o Vivo Escritório Móvel-PDA, que possibilita sincronismo de serviços como e-mail, agendas e tarefas, entre Lotus Notes ou  Microsoft Outlook para PDA 1xRTT da Vivo; o Vivo Pesquisa, para coleta e processamento de dados; e o Vivo Segurança, para monitoramento em tempo real de ambientes, por meio de integração do celular com câmeras da empresa.


Outro destaque entre os lançamentos é o serviço de localização Vivo Encontra com tecnologia gpsOne, da Qualcomm.  O serviço, que utiliza satélites GPS e estações radiobase (ERBs) da rede CDMA 1x, inclui três aplicativos: Vivo Localiza, Vivo Perto e Vivo Onde Estou? De acordo com a operadora, o usuário do Vivo Localiza consegue obter, na tela do celular, mapa indicando o local onde se encontra com precisão de 5 a 50 metros. A cobrança pelo serviço será baseada no número de informações solicitadas. Cinco localizações custam R$ 9,99.


O produto de localização da Vivo foi desenvolvido em parceria com empresas como Wiz Technologies, Webraska, Telefônica Empresas, TCS e TechnoCom. Na fase inicial de lançamento, o serviço estará disponível apenas no aparelho V710 da Motorola. A expectativa da Vivo é lançar outros dez celulares, inclusive modelos da Kyocera e LG.


O Vivo Encontra está sendo oferecido apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, devendo ser expandido para todo o país (onde houver rede 1x da Vivo) no primeiro semestre de 2005.

Ana Lúcia Moura Fé – WorldTelecom

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.