Este mês, a fábrica de software da brasileira DBA Engenharia de Sistemas aproxima-se de potenciais clientes do setor de telecomunicações na Alemanha, abrindo caminho para exportações de software, inicialmente, na Europa.
Conforme explica Ricardo Costa, diretor da Fábrica de Software da DBA, em entrevista ao CW Online, a iniciativa resulta de uma parceria firmada, em junho, com a empresa alemã Pass IT Consulting.
Contando com 80 profissionais em sua fábrica de software localizada no Rio de Janeiro e com uma equipe de desenvolvimento em São Paulo, a DBA colocou em prática a sua estratégia chamada Global Solution Development com a abertura de uma subsidiária, há seis meses, na Alemanha.
"Temos grande experiência em soluções de tecnologia voltadas para empresas de telecomunicações que complementam o portifólio da Pass. Em contrapartida, eles têm um expertise muito grande no segmento bancário", detalha Costa, a respeito da troca de produtos entre as parceiras.
O executivo adianta que um dos modelos de venda da fábrica de software da DBA envolve sistemas para construção de componentes.
Paralelamente à abertura de fronteiras em seu mercado, a fábrica de software da DBA Engenharia adaptou-se às práticas de produção e qualidade, de acordo com o modelo internacional CMM (Capability Maturity Model) de nível 2, nos últimos 18 meses.
Segundo Costa, a fábrica de software da empresa será a primeira software house brasileira a passar pela avaliação ainda sem data definida de uma instituição credenciada pelo Software Engineering Institute.
"Com o CMM, os processos de produção ficam cada vez mais maduros, o que traz redução de custos com o processo, melhoria de qualidade, rapidez e maior visibilidade", avalia o executivo.
A maioria das empresas que hoje investe em inteligência artificial não sabe exatamente quem deve…
A Datamint, startup brasileira de inteligência artificial (IA) voltada à gestão de ativos em operações…
Os consumidores ainda não estão preparados para permitir que agentes de inteligência artificial (IA) realizem…
A Anthropic intensificou seus alertas ao governo dos Estados Unidos sobre os riscos cibernéticos associados…
Por anos, equipes de TI operaram segurança e rede como disciplinas separadas, com ferramentas distintas,…
A presidente e COO da SpaceX, Gwynne Shotwell, afirmou que a abertura de capital da…