iG compra hpG e assume segundo lugar de audiência

O hpG é um caso incomum de sucesso da Web brasileira. Criado em março de 2000 por cinco executivos advindos da operação da PSINet (Rodrigo Martinez, Mauricio Meismith, Mauro Bertaglia, Edson Romão e Caio de Andrade) conseguiu, em junho, ser o terceiro domínio mais acessado no ranking do Ibope eRatins.com, à frente de gigantes como a Globo, Yahoo e Microsoft.

Author Photo
11:36 am - 31 de julho de 2001

Depois de muitos boatos, que davam certo a venda do hpG para a Globo.com, o iG arrematou o site de comunidades que cresceu apostando no conceito de home page gratuitas. O negócio foi divulgado nesta terça-feira, 31, mas os valores não foram informados.

Com a compra, o iG assume o segundo lugar de audiência, com alcance de 57% dos internautas ativos, de acordo com comunicado conjunto divulgado pelas duas empresas, citando o Ibope eRatings.com, a 300 mil visitantes do primeiro. No total, as duas operações combinadas terão 2.169 milhões de visitantes únicos, já excluídos os internautas comuns.

“Vamos continuar na operação e tomando conta para que continue funcionando tudo normalmente”, declarou Caio Mario Paes de Andrade, um dos diretores do WebForce Networks, que era proprietário do hpG, em entrevista à The Industry Standard.

"Não vamos mudar nada no hpG. Estamos adquirindo um modelo de sucesso, uma empresa enxuta que só nos acrescenta", diz Nizan Guanaes, presidente do iG, num comunicado oficial.

O hpG é um caso incomum de sucesso da Web brasileira. Criado em março de 2000 por cinco executivos advindos da operação da PSINet (Rodrigo Martinez, Mauricio Meismith, Mauro Bertaglia, Edson Romão e Caio de Andrade) conseguiu, em julho, ser o terceiro domínio mais acessado no ranking do Ibope eRatins.com, à frente de gigantes como a Globo, Yahoo e Microsoft.

Rodrigo Martinez, Mauricio Meismith e Mauro Bertaglia conseguem, pela segunda vez, vender uma operação de internet no Brasil. Os três eram sócios do STI, provedor de acesso à internet de SP, que foi adquirido pela PSINet, hoje empresa que enfrenta problemas financeiros. Na época, Caio de Andrade foi o comprador, como executivo da empresa norte-americana.

Os cinco executivos deixaram a PSINet para criar o hpG. Sem investidor e sem gastar um centavo na mídia offline (os investimentos foram exclusivamente na mídia online), o site de home page grátis se transformou rapidamente num dos maiores audiência da Web local vendendo publicidade online.

Entre os principais anunciantes do hpG estão: Americanas.com, Banco do Brasil, Submarino, Coca-Cola, IBM, L"Oréal, Marisa, Governo Federal, Xerox, Shell. Além da receita com publicidade on-line, o hpG conta ainda com um grande shopping virtual, reunindo lojas em 25 categorias.

Quando os institutos de pesquisas, como Jupiter Media Metrix e o Ibope eRatings.com, começaram a medir a audiência da internet brasileira, o hpG foi a grande surpresa dos relatórios. Desde setembro, o site tem se mantido entre os dez primeiros no quesito domínio e propriedades.

De acordo com Caio de Andrade, o hpG atingiu o equilíbrio financeiro em novembro de ano passado e em março deste ano. Em agosto, o executivo acredita que o site passe a operar, de forma contínua no azul, assim com o iG, que mudou a cor de seu logo (para a azul) e está auditando seus dados para comprovar que não dá mais prejuízo.

Apesar do sucesso, o hpG sempre foi uma operação que esteve à venda. Os sócios da Webforce contrataram o BNP Paribas, banco francês, como advisor, para ajudar no processo de busca de um sócio, que fizesse aporte na operação, ou na venda. “Há tempos somos sondados por todas as grandes empresas de internet”, diz Caio de Andrade.

Os rumores mais fortes aconteceram, em maio, quando se dava certa a venda do site para a Globo.com. A operação de internet das Organizações Globo declaram ter 10 milhões de dólares em caixa para fazer uma grande aquisição que aumentasse sua audiência e fizesse com que as empresas da família Marinho passasse a ocupar os primeiros lugares nos rankings de audiência.

Com o negócio, o iG fica cada vez mais distante do plano original de negócios, de um provedor de acesso gratuito que conquistaria usuários e com eles audiência. A parte de acesso já foi vendida para a Telemar (um dos sócios da operação) e a audiência está sendo conquistada com conteúdo ou serviços (como o e-mail e agora a construção de home pages).

Os dados oficiais do iG dão conta que a operação conta com 5,4 milhões de usuários cadastrados. Esses números não informam quanto deles são ativos, ou seja, usam regularmente os serviços da empresa. A empresa registra adesão média de 10 mil pessoas por dia, está presente em 165 cidades e contabiliza média de 401 mil visitantes únicos por dia.

Além da hpG, a WebForce Networks é detentora também dos sites Acerte na Mosca e Futebol ao Vivo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.