All Rights ReservedView Non-AMP Version
IT Forum
  • Homepage
  • Plataformas
Notícias

Comunicação por fibra atinge US$ 1,9 bi até 2009

Usuários domésticos e corporativos de tecnologia, ávidos por aumentar a capacidade de suas redes, deverão “acrescentar fibra às suas dietas”. Isso é o que aponta o instituto IDC, ao declarar que o mercado mundial de equipamentos de fibra deverá movimentar 1,9 bilhão de dólares em 2009, à medida em que os consumidores migram para serviços inovadores de alta velocidade, como IPTV, HDTV, e vídeo sob demanda (VOD, na sigla em inglês).

O surgimento do termo “triple play” – que consiste na integração de voz, vídeo e serviços de dados em uma única conexão de banda larga – tem conduzido a demanda por aumento de banda. IPTV, HDTV e VOD, em particular, estão conduzindo provedores de serviço ao redor do mundo a atualizar o acesso a redes com a capacidade de fibra e equipamentos que o acompanham.

As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

“Redes de acesso em fibra são a última milha em tecnologia, já que trazem a capacidade de fibra óptica diretamente aos consumidores e negócios”, declarou Sterling Perrin, gerente de pesquisa da IDC Optical Networks.

Em termos de tecnologia, a escolha por acesso em fibra deverá ser delineada de acordo com a oferta. As operadoras norte-americanas deverão continuar comprometidas com o acesso a banda larga tradicional, ao mesmo tempo em que incorporam a tecnologia BPON (broadband passive optical networking). O Japão deverá se concentrar em redes de Ethernet EPON (Ethernet passive optical networking), enquanto a Europa e a Ásia (excluindo o Japão) será favorável a Ethernet ponto a ponto.

Outras constatações da IDC apontam que o mercado mundial de acesso em fibra vai crescer a uma taxa anual de 16,6% entre os anos de 2004 e 2009, e que aplicações direcionadas a vídeo serão as principais responsáveis pelo acesso nos Estados Unidos e Europa.

Next Embratel usa Automatos para gestão de PCs »
Previous « Ferramentas de BPM crescem e impulsionam negócios
Leave a Comment
Share
Published by
Redação
21 anos ago

    Related Post

  • AEB e Finatec lançam novo Hub Aeroespacial na UnB
  • América Latina cria mecanismo de cooperação para semicondutores
  • Jeff Bezos diz que IA criará escassez de mão de obra e ampliará demanda por trabalhadores

Recent Posts

  • Notícias

AEB e Finatec lançam novo Hub Aeroespacial na UnB

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Finatec anunciaram a criação do Hub de Inovação…

15 horas ago
  • Notícias

Jeff Bezos diz que IA criará escassez de mão de obra e ampliará demanda por trabalhadores

A inteligência artificial (IA) não tornará os trabalhadores obsoletos nem provocará uma substituição em massa…

16 horas ago
  • Notícias

América Latina cria mecanismo de cooperação para semicondutores

América Latina e Caribe formalizaram, nesta quinta‑feira (18), a criação de um bloco regional para…

17 horas ago
  • Notícias

Ford aposta em baterias e inteligência artificial para criar nova frente de crescimento

A Ford está expandindo sua atuação além do mercado automotivo e aposta em tecnologias de…

18 horas ago
  • Notícias

Setor de Tecnologia anuncia mais de 100 novas vagas de emprego e 10 mil bolsas de estudo

O mercado de trabalho segue com diversas oportunidades dentro do setor de Tecnologia, com vagas…

18 horas ago
  • Notícias

Índia e Telegram entram em confronto antes de bloqueio temporário do aplicativo

O governo da Índia e o Telegram travaram uma disputa regulatória nas semanas que antecederam…

19 horas ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • L