IDC derruba previsão do mercado de TI para 2014

Author Photo
11:40 am - 16 de maio de 2014
IDC derruba previsão do mercado de TI para 2014
O mercado mundial de TI deve crescer neste ano 4,1%, de acordo com a IDC. A previsão é uma revisão para baixo dos 4,6% projetados anteriormente, referentes aos investimentos em tecnologia, e representa uma queda de 0,1 ponto percentual no ritmo de ascensão desses investimentos.

Segundo a consultoria, o gasto com TI tem sido volátil desde o início do ano, com impactos macroeconômicos relacionados a episódios como a crise da Ucrânia e o mercado chinês, bem como ao sentimento de incerteza perante a economia mundial – ainda que um aumento melhor de capital seja esperado para o segundo semestre.

Em alguns mercados emergentes, a estabilização da economia começou no meio de 2013 e vai durar ainda um tempo, especialmente na China, onde o investimento em TI esfriou significativamente nos últimos 12 meses, aponta a IDC.

Mobilidade e Câmbio

À parte do cenário macro, outro ponto fraco na TI desde o trimestre passado é a desaceleração no investimento em dispositivos móveis, evidenciados nas medições da IDC já divulgadas, por conta da maturidade da base instalada. Já houve relatórios sobre como o crescimento de smartphones continua esfriando em comparação com os índices dos últimos anos, além dos embarques de tablets em 2014 terem tido o desempenho mais fraco do que o esperado nos últimos trimestres.

Essa volatilidade, juntamente com a incerteza macroeconômica em muitos mercados emergentes, está mascarando um pouco uma base subjacente mais positiva para a empresas que investem em TI, defende a consultoria. E ainda há o fator câmbio – o valor do crescimento do mercado no ano passado, quando consideradas as taxas cambiais de dólar, cai de 4,6% para apenas 2,4%, impactando consideravelmente os vendors de TI com sede nos Estados Unidos. 

Há também impactos nessas empresas sobre a nova configuração dos modelos de receia em nuvem. Cerca de 10% dos gastos com software terão movido para a nuvem até o final deste ano, enquanto infraestrutura como serviço irá representar 15% de todos os gastos com servidores e armazenamento. 
Isso está criando uma preocupação significativa para fornecedores de TI acostumados com orçamentos tradicionais, embora também esteja impulsionando oportunidades igualmente relevantes de curto prazo. Entretanto, tanto a cloud como os gastos tradicionais serão puxados por uma demanda reprimida de servidores e capacidade de armazenamento que, por sua vez, são impulsionados pelo crescimento acumulado dos dispositivos móveis responsáveis por criar um volume cada vez maior de dados. Assim, não é de se espantar o potencial de tecnologias analíticas como o lado positivo da moeda.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.