IBM Watson proporciona acesso à informação em segundos no escritório Dominguez Advocacia

Chamada Busca.Legal T1, a ferramenta otimiza o tempo na rotina da empresa de consultoria

Author Photo
7:13 pm - 19 de julho de 2018

A Dominguez Advocacia é uma empresa voltada para compliance na área tributária, fundada em 2016 pela especialista em direito tributário Carolina Dominguez. Visando se modernizar e agilizar os serviços propostos aos clientes, a empresa buscou na Busca.Legal, ferramenta que otimiza quase que em 100% o ritmo de trabalho do escritório nas buscas por informações de tributação de produtos, o Busca.Legal Tax One – T1.

A Busca.Legal é uma empresa parceira da Systax e, por meio dessa parceria, foi criado o T1, unindo a tecnologia à base de conhecimento de produtos gerenciada pela Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar acervo com mais de 3,9 milhões de regras tributárias.

O T1 utiliza computação cognitiva IBM Watson, que esclarece dúvidas relacionadas ao Fisco e à tributação dos produtos em qualquer estado do Brasil.

O processo que envolve a utilização do T1 funciona da seguinte forma: um cliente da Dominguez Advocacia tem uma dúvida sobre determinado produto que ele vai vender, então ele faz uma consulta personalizada ao escritório e os profissionais conseguem visualizar em pouco tempo qual é a tributação (ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS e COFINS) do produto, além de informações como o CEST, CST, alíquota, MVA, Pauta, benefícios fiscais e outras informações para cálculo dos tributos, com a respectiva base legal que define a situação.

Roberto Dominguez, ex-auditor fiscal da Receita Federal e sócio da Dominguez Advocacia, afirma que a inteligência artificial na área fiscal veio para ficar e otimizar o tempo. “O T1 oferece um grau de certeza muito grande, além de otimizar o tempo. A inteligência artificial vai ser cada vez mais usada, não só na área tributária na parte de consulta, mas em tudo. Ela veio para agilizar o nosso mundo cada vez mais”, diz o advogado. Ele também conta que caso não haja algum dado no T1, é possível solicitar diretamente à Busca.Legal sobre aquele determinado produto, e rapidamente a informação que faltava é incluída na ferramenta.

Analisando a solução, o resultado obtido é o seguinte: uma pesquisa que antes demoraria uma hora para ser feita, passou a levar segundos. Além disso, a ferramenta possibilita que o nicho de mercado seja escolhido de forma clara e simples: indústria, atacado ou varejo. “O T1 proporciona a visão específica para aquele cliente que você está atendendo. Se é uma indústria que me consulta, eu não preciso da visão do atacadista e varejo, eu vou diretamente na indústria. Não perco tempo em ficar separando situações, o T1 já me dá o foco do que eu quero e preciso”, comenta Dominguez.

Segundo Fábio Rodrigues, sócio da Busca.Legal e diretor da Systax, o T1 é fundamental para um mundo que se torna cada vez mais tecnológico e demanda uma adaptação por parte das empresas. “A tecnologia veio para ficar, e é possível utiliza-la como aliada na área tributária. O T1 é uma ferramenta que utiliza a computação cognitiva e consegue ver de forma ágil as mudanças nas leis de todas as unidades federais e também checar novas informações de maneira inteligente”, conclui.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.