IBM promove Maratona de código para enfrentar desafios do ecossistema

Author Photo
9:15 am - 14 de setembro de 2021

Não é nenhum segredo que a escassez de talentos é um problema crônico para o setor de tecnologia global. Com o rápido processo de digitalização pelo qual empresas dos mais diversos segmentos da economia mundial passaram ao longo dos últimos meses, essa situação só se agravou. Brasil e outros países da América Latina, é claro, não escapam desta realidade.

Em sua terceira edição, a Maratona Behind the Code, competição virtual de desenvolvimento de código promovida pela pela IBM em parceria com a IT Mídia, busca enfrentar esse desafio. Neste ano, a busca é não só pelo melhores desenvolvedores de toda a América Latina, mas por soluções que atendam às necessidades do ecossistema de tecnologia da região.

“A aceleração da transformação digital exponenciou a necessidade de empresas de desenvolvimento terem material intelectual, que são os desenvolvedores”, explicou Cláudio Bessa, líder de Desenvolvimento de Ecossistema da IBM América Latina, ao IT Forum. “Por isso, o grande foco deste ano é como fazer essa conexão. Como eu busco o maior número de desenvolvedores e conecto esse público a necessidades reais.”

Leia mais: IBM lança terceira edição da Maratona Behind the Code na América Latina

Pelo segundo ano seguido, a Maratona traz desafios para desenvolvedores de toda a América Latina. A iniciativa reunirá desenvolvedores com parceiros do ecossistema IBM, com a missão de resolver desafios de negócios do mundo real por meio do uso de tecnologias disruptivas, como IA, IoT, Kubernetes, Data Science, entre outras.

Com o foco maior em soluções que atendam ao ecossistema de tecnologia, a Maratona também traz uma nova abordagem para os desafios que “unifica” a região. Em 2020, a iniciativa foi separada em dois grupos: oito desafios para desenvolvedores do Brasil e outros oito desafios para outros países da região. Agora, a IBM traz desafios propostos por parceiros com alcance em todo continente. Sendo assim, participantes do Brasil e de outros países enfrentarão os mesmos problemas.

O número de desafios da terceira edição também será menor: serão apenas cinco – além de um sexto desafio para os finalistas. No ano passado, a Maratona teve um total de 17 desafios, se contados os grupos em português, e em espanhol e o desafio final. Segundo Bessa, isso permitirá um foco “qualitativo” maior para a Maratona.

“Agora vamos ter mais tempo para dar capacitação para os participantes, para dar treinamento, para que eles entendam o negócio das empresas. Esse é o objetivo: que a gente tenha mais profundidade para os desenvolvedores”, explica líder de Desenvolvimento de Ecossistema da IBM.

Alcançando o talento onde quer que ele esteja

A Maratona surgiu há dois anos, em 2019, a partir de um desejo da IBM de ampliar o engajamento de desenvolvedores com tecnologias disruptivas. Em sua primeira edição, a Maratona foi realizada apenas no Brasil, mas já nascia como uma iniciativa digital, realizada online. Com essa abordagem, a empresa desejava que a ação abrigasse desenvolvedores de todas as partes do país, não apenas de grandes centros urbanos

Para alcançar o escopo desejado, a IBM criou um portal unificado, onde interessados podem não só fazer sua inscrição para a Maratona, mas têm acesso a toda literatura para conhecer as tecnologias necessárias para participar, mesmo que sejam leigos em programação.

“A gente conseguiu atingir estados que sequer imaginávamos. Só assim você percebe o volume de capacidade intelectual que está espalhado por aí. Sem esses tipos de ferramenta, você não conseguiria chegar a essas pessoas e ampliar horizontes”, celebra Bessa.

No ano passado, a Maratona extrapolou as bordas do Brasil e foi expandida para a América Latina. Com isso, seu alcance foi multiplicado: a segunda edição do desafio de código teve 70 mil participantes, contra 25 mil do ano anterior. Durante toda a competição de 2020, mais de 270.000 linhas de código foram criadas. A expectativa é de um novo crescimento neste ano.

“Como a Maratona não está limitada só aos melhores desenvolvedores, ela possibilita que pessoas que nunca tiveram acesso, mas sempre pensaram em aprender a programar, participem”, disse Bessa. “Com isso a gente consegue sempre crescer na proporção da população da América Latina.”

Inscrições abertas

A Maratona Behind the Code terá duas fases. A primeira fase consistirá em uma série de desafios de parceiros de negócios IBM, como AlgarTech, Bantotal, GFT, Quanam, Sonda, entre outros, que serão entregues aos participantes em português e espanhol. A segunda fase consistirá em uma grande final com duração de um dia, na qual os Top 100 desenvolvedores competirão mais uma vez para selecionar os Top 5 Master Dev da América Latina.

As inscrições para a Maratona Behind the Code 2021 estão abertas até 30 de setembro de 2021 em ibm.biz/maratona. Podem participar residentes dos países: Argentina (exceto a província de Mendoza), Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

Entre as premiações da Maratona estão vouchers, que podem ser transformados em viagens, para os 100 melhores colocados. Os Top 5 vencedores ganharão vouchers adicionais. Os parceiros estratégicos da IBM também terão prêmios exclusivos aos participantes com melhor colocação em cada desafio, incluindo vale-compras nos maiores marketplaces do mercado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.