IBM lança o novo Centro de Modernização de IBM Z e Cloud

Solução busca auxiliar clientes a acelerar a adoção da nuvem híbrida e à modernização de aplicativos e dados corporativos baseados em IBM Z

Author Photo
12:40 pm - 13 de dezembro de 2021
IBM servidor

A IBM lançou, na última sexta-feira (10), seu novo Centro de Modernização de IBM Z e Cloud. A solução fornecerá aos clientes insights sobre como manter seu patrimônio de TI atual, enquanto se concentram no design e na execução de uma estratégia para seus principais aplicativos e dados em execução no IBM Z a fim de se preparar para a nuvem híbrida.

Segundo a IBM, o Centro de Modernização de IBM Z e Cloud é uma porta de entrada digital para uma grande variedade de ferramentas, treinamento, recursos e parceiros do ecossistema para ajudar os clientes de IBM Z a acelerar a modernização de seus aplicativos, dados e processos em uma arquitetura de nuvem híbrida aberta.

De acordo com um estudo do IBM Institute for Business Value, 71% dos executivos dizem que os aplicativos baseados em mainframe são centrais em sua estratégia de negócios. Quatro em cada cinco entrevistados dizem que suas organizações precisam se transformar rapidamente para manter o ritmo da concorrência, o que inclui a modernização de aplicativos baseados em mainframe e a adoção de uma abordagem mais aberta.

O relatório confirmou que os executivos veem a modernização de aplicativos baseados em mainframe – e sua conexão com novas aplicações através de um ambiente de nuvem híbrida – como crucial para conduzir uma estratégia de transformação digital holística por meio do mainframe e da nuvem.

Outra pesquisa recente do IBM Institute for Business Value, aponta que o valor derivado de uma tecnologia de plataforma multicloud totalmente híbrida e um modelo de operação em escala é 2,5 vezes o valor derivado de uma abordagem de plataforma única e fornecedor de nuvem único. Além disso, a transformação da nuvem híbrida IBM que integra o IBM Z pode estender em até 5 vezes o valor de uma abordagem apenas de nuvem pública, segundo a empresa.

“Com o novo Centro de Modernização de IBM Z e Cloud, a IBM e seus parceiros estão fornecendo aos clientes as ferramentas, recursos e treinamento de que precisam para modernizar e transformar com sucesso aplicativos, dados e processos baseados em mainframe nos ambientes de nuvem híbrida para, assim, maximizar seus investimentos em IBM Z”, disse Charles King, PUND-IT.

Como parte do Centro de Modernização de IBM Z e Cloud, os clientes podem acessar uma jornada digital apresentando recursos abrangentes e orientação para profissionais de negócios, executivos de TI e desenvolvedores.

A IBM destaca as principais zonas do Centro, que oferece experiência IBM em competências específicas, incluindo ativos, experiências e metodologias de IBM Consulting, cocriação com clientes por meio de metodologias de consultoria da IBM, demos, testes, produtos mínimos viáveis (MVPs), workshops e outros serviços pontuais projetados para ajudar a acelerar a jornada de transformação digital.

A solução também inclui um ecossistema estratégico de parceiros globais em tecnologia e serviços, integradores de sistemas com soluções e competências, incluindo a modernização local. Os parceiros atuais incluem Capgemini e Deloitte Consulting LLP, e é esperado que mais sejam anunciados nos próximos meses, de acordo com a IBM.

Entre os parceiros de tecnologia estão Episode Six; Fiorano Software; Fujitsu Limited; HEXANIKA; Illumio; Luxoft, uma empresa de tecnologia DXC; MuleSoft; Pennant Technologies; Software AG; Suntec Business Solutions; e Zafin.

“Até agora, os negócios globais que funcionam no IBM Z tinham opções limitadas de informações e etapas a serem executadas em direção à modernização. Juntamente com narrativas confusas de fornecedores no mercado e relatos de migrações malsucedidas, encontrar um recurso ao qual os líderes de TI possam recorrer pode ser um desafio”, disse Meredith Stowell, vice-presidente do Ecossistema da IBM Z. “(…) A IBM conhece profundamente o ambiente IBM Z, o ecossistema de nuvem e os setores que dependem de nós, e reunimos todos os elementos necessários para ajudar nossos clientes a adotar a nuvem híbrida em um só lugar”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.