IBM lança ferramentas para construção de páginas web mais acessíveis

IBM lança kit de desenvolvimento de código aberto para criação de páginas e aplicativos acessíveis

Author Photo
10:56 am - 30 de maio de 2020
IBM cloud

De acordo com o Global Accessibility Awareness Day (GAAD), a dificuldade de acesso aos atuais produtos digitais afeta um bilhão de pessoas globalmente. Na América Latina, 12,5% da população precisa de ferramentas acessíveis para ingressar ou trabalhar com conteúdos e aplicativos.

No Dia Mundial para Promover a conscientização sobre a acessibilidade, a IBM anunciou um novo kit de desenvolvimento de código aberto para oferecer aos desenvolvedores ferramentas necessárias para conduzirem suas aplicações e páginas web de forma mais acessível.

O IBM Equal Access Toolkit é um conjunto de orientações que entregam guias sobre acessibilidade a cada uma das pessoas de uma equipe, sobre todas as fases de criação de uma oferta empresarial. Já o Accessibility Checker, ou verificador de acessibilidade, é parte de um kit aberto de ferramentas de automação. É uma extensão para browsers que permite que desenvolvedores e auditores verifiquem os componentes base de uma página web ou solução para encontrar problemas de acessibilidade.

Os toolkits oferecem um guia claro sobre o que é necessário em cada etapa de desenvolvimento, desde uma investigação inicial até o planejamento, desenho, desenvolvimento, verificação e lançamento, automação de testes e um verificador de acessibilidade baseado no browser com ajuda integrada que permite aprender a informação correta.

Os desenvolvedores podem acessar o verificador através do GitHub ou baixar a extensão do browser nas lojas de Chrome ou Firefox.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.