IBM lança certificação quântica para desenvolvedores

Certificação é focada em desenvolvedores com habilidades de programação com Qiskit

Author Photo
5:12 pm - 29 de março de 2021
computador quântico

A IBM anunciou nesta segunda-feira (29) o lançamento de sua primeira certificação focada em computação quântica e em habilidades de programação com Qiskit.

Lançada pela empresa em 2017, a plataforma Qiskit permite a qualquer pessoa programar em um hardware real de computação quântica, exigindo apenas conhecimentos de Python e álgebra linear como pré-requisito.

Segundo a empresa, a certificação está alinhada com o avanço do desenvolvimento quântico da IBM, que busca agora construir um ecossistema global, diverso e baseado em nuvem, de desenvolvedores que possam levar habilidades de computação quântica para suas próprias comunidades e indústrias.

Pessoas em cargos de lideranças técnicas são o público-alvo da prova, pois ajudará a equipá-las na definição das direções relacionadas à computação quântica em suas organizações. Através do programa de certificação de desenvolvedor quântico, espera-se aumentar o potencial de ganhos daqueles com interesse em ingressar neste campo.

O IBM Quantum Developer Certification é composto por 60 questões. Aqueles que passarem no exame demonstrarão sua experiência usando Qiskit para criar e executar programas de computação quântica nos computadores e simuladores de IBM Quantum, e a capacidade de executar essas tarefas com pouca ou nenhuma assistência da documentação do produto, suporte ou colegas.

A ideia é que a certificação IBM Quantum Developer evolua junto aos hardwares e softwares quânticos da IBM, demonstrando que indivíduos certificados estão aptos a utilizarem hardware e módulos de aplicativos de última geração.

As inscrições para a IBM Quantum Developer já estão disponíveis através desta página. A prova está disponível globalmente e é aplicada em inglês.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.