IBM inaugura data centers no Brasil de olho em expansão de nuvem híbrida

Com instalações em SP, complexo de data centers inaugura Cloud Multizone Region Latam. País integra agora uma das oito multi-regiões de nuvem da IBM

Author Photo
10:14 am - 16 de março de 2021
IBM

A IBM anunciou nesta terça-feira (16/03) o início das operações de sua primeira IBM Cloud Multizone Region (MZR) na América Latina, com operação baseada no estado de São Paulo. Trata-se de um grande anúncio para o mercado brasileiro e dá continuidade aos planos da gigante de tecnologia anunciados ainda em 2019. O Brasil passa a integrar, então, uma das oito multi-regiões de nuvem da companhia.

“Em um momento de transformação dos negócios, especialmente nos processos operacionais e de relacionamento, a IBM investe em infraestrutura e serviços em nuvem para apoiar nossos clientes e a sociedade na aceleração de sua jornada digital”, diz Katia Vaskys, Gerente Geral da IBM Brasil. “Com orgulho expandimos nossos investimentos e presença no Brasil oferecendo altos níveis de confiabilidade, segurança e controle para criar novos modelos de negócio baseados em uso massivo de dados e inteligência artificial, e apoiados em nuvem híbrida”, acrescenta.

Thiago Viola, Country Leader para IBM Cloud Platform no Brasil, explica que uma Cloud Multizone Region reserva propriedades que garantem o que empresas em indústrias altamente reguladas precisam. “Você sai de um data center para três”, pontua o executivo sobre a novidade. No Brasil, a IBM conta com o primeiro data center instalado em Jundiaí (SP), e agora com outras duas instalações em Santana de Parnaíba e Vinhedo, ambas no estado de São Paulo. “Os três trabalham em conjunto, em replicação, trazendo mais resiliência”, explica Viola ao falar sobre a triangulação que os data centers permitem para o armazenamento de dados de negócios que precisam, por natureza, lidar com a alta disponibilidade de transmissão de dados e outros requisitos como soberania e conformidade de dados, especialmente importante para organizações em setores como serviços financeiros, governo e telecomunicações.

Segundo a IBM, a oferta também traz recursos como o IBM Hyper Protect Crypto Services, apoiados por alto nível de certificação de segurança. Isso possibilita que as empresas mantenham o controle de suas próprias chaves de criptografia. Dessa forma, clientes são os únicos que podem controlar o acesso aos seus dados – nem mesmo a IBM pode acessá-los.

Jornada para a nuvem híbrida

Ao inaugurar a Cloud Multizone Region no Brasil, coberta por este novo complexo de data centers, a IBM se alinha a uma estratégia que a companhia tem buscado nos últimos anos que olha para a necessidade crescente dos clientes pela nuvem híbrida, com a possibilidade de armazenar dados em nuvem pública e on premise.

Alejandro Florean, vice-presidente de consultoria da IDC América Latina, reforça uma previsão que coloca a nuvem no centro da transformação digital dos negócios e, consequentemente, na sobrevivência dos mesmos. “A IDC espera que até 2022, cerca de 40% do PIB latino-americano seja digital, gerando US$ 460 bilhões em gastos com TI até 2023″, destaca Florean. “Os investimentos em tecnologia de nuvem devem ser um fator chave para este crescimento, com 35% dos gastos com TI relacionados a computação em nuvem. A abertura da multizone region de IBM Cloud no Brasil é importante, uma vez que as empresas estão demonstrando um interesse maior em nuvem e isso pode ajudar as empresas latino-americanas a experimentar os benefícios de uma abordagem de nuvem híbrida e se diferenciar em seus setores”, acrescentou.

De acordo com a IBM, as três zonas de disponibilidade remota, todas independentes umas das outras, previnem quaisquer eventos de falha em potencial que poderiam afetar apenas uma única zona. Entre os clientes que recorrem à IBM Cloud estão a Arezzo&Co e a fintech Stone.

Nesta primeira fase, a IBM disponibiliza um conjunto de soluções de infraestrutura como serviços e de armazenamento. Segundo a companhia, essa oferta ajuda a fornecer segurança e controle do tráfego da rede, proteção de dados sensíveis, sistemas de backup e recuperação. Ao longo deste ano, a IBM dará continuidade ao lançamento de serviços de plataforma na IBM Cloud e aplicações de missão crítica em ambientes de nuvem híbrida, incluindo capacidades de inteligência artificial com IBM Watson, blockchain, IoT e analytics.

O anúncio da nova IBM Cloud Multizone Region na América Latina aconteceu nesta terça-feira e foi adiantado em live realizada pela IT Mídia e disponibilizada no YouTube do IT Forum. Katia Vaskys, Gerente Geral da IBM Brasil, e Thiago Viola, Country Leader para IBM Cloud Platform, compartilham no vídeo abaixo os detalhes do anúncio.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.