IBM fecha centros de pesquisa na China e realoca operações para o exterior

Mais de 1.600 funcionários serão impactados em meio a tensões crescentes entre EUA e China, segundo fontes locais

Author Photo
2:00 pm - 27 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

A IBM confirmou o plano de encerrar suas operações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na China, afetando diretamente 1.600 trabalhadores, de acordo com reportagens recentes da imprensa chinesa. O fechamento incluirá um centro de P&D, enquanto outro será transferido para fora do país. A medida está sendo atribuída ao aumento das tensões comerciais e políticas entre os Estados Unidos e a China, o que tem levado empresas americanas a reavaliar suas atividades na região.

A subsidiária chinesa da IBM confirmou os planos na segunda-feira, conforme noticiado pelo site financeiro chinês Yica. O portal Caixin, também especializado em notícias financeiras, informou que as divisões afetadas incluem uma voltada ao desenvolvimento de software e outra à pesquisa de sistemas relacionados a dados. Esta última será transferida para outro país.

Leia também:Samsung integra IA para acelerar iniciativas sustentáveis em seus produtos

Um representante da IBM confirmou à Reuters, nesta segunda-feira (26), as informações divulgadas pela mídia local, afirmando que “essas mudanças não comprometerão nossa capacidade de continuar atendendo clientes em toda a região da Grande China”.

As tensões entre Washington e Pequim têm resultado em uma série de medidas restritivas por parte do governo chinês, incluindo maior controle sobre a internet e limitações à transferência de dados para fora do país. Esse ambiente mais restritivo torna a colaboração com equipes de P&D americanas cada vez mais complicada, levando empresas como a IBM a reconsiderar sua presença no país.

A IBM, que tem uma longa história de operações na China desde 1934, estabeleceu sua divisão de P&D no país em 1995. Contudo, as recentes dificuldades econômicas e regulatórias têm forçado a empresa a fazer ajustes significativos em sua estratégia, em linha com outras gigantes da tecnologia, como a Microsoft, que também tem realocado parte de seu pessoal de P&D para fora da China, segundo informações divulgadas em maio pela mídia norte-americana.

*Com informações do Nikkei Asia

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.