IBM e Ericsson anunciam avanço que pode acelerar chegada do 5G

Author Photo
5:51 pm - 08 de fevereiro de 2017

IBM e Ericsson anunciaram a realização de uma pesquisa avançada que pode acelerar o lançamento de redes 5G. O fato deve apoiar novas experiências corporativas e de usuários móveis ativadas por taxas de dados muito elevadas, incluindo IoT, veículos conectados e realidade virtual imersiva.

As empresas criaram um circuito integrado de ondas milimétricas (mmWave) baseado em silício operando a 28 GHz, que foi demonstrado em um módulo de antena de matriz de fase projetado para ser utilizado em futuras estações rádiobase 5G.

As empresas afirma que 2017 é aguardado como um ano decisivo para o 5G, visto que muitos países e governos estão disponibilizando novas frequências do espectro eletromagnético, incluindo faixas conhecidas como faixas de ondas milimétricas, que são mais de dez vezes superiores às frequências utilizadas para os dispositivos móveis atuais, oferecendo uma nova fonte de largura de banda para redes de celulares que estão sendo disponibilizadas para as redes 5G.

Os cientistas na IBM Research e na Ericsson chegaram a essa descoberta como resultado de uma colaboração de dois anos para o desenvolvimento de projetos de antena de matriz de fase para 5G. A experiência da IBM em soluções de antenas incluídas no pacote e matriz de fase de mmWave IC altamente integrada, junto com a experiência da Ericsson no projeto de sistema e circuito para comunicações móveis, ajudou a equipe a alcançar diversos novos marcos tecnológicos.

Thomas Noren, diretor da unidade de negócios de Produtos de Rede da Ericsson, afirma que houve um progresso animador na padronização do 5G no último ano, incluindo o início de testes de campo presenciais. “Grandes esforços em pesquisa e desenvolvimento são a chave para isso e a nossa colaboração com a IBM Research em antenas de matriz de fase pode ajudar as operadoras a implantar de forma eficiente uma infraestrutura de acesso a rádio, necessária para oferecer suporte ao 5G no futuro. Novos casos de uso e aplicativos que expandem a interação homem-máquina, realidade virtual, dispositivos de casa inteligente e carros conectados dependerão de tecnologias inovadoras que podem cumprir as promessas de taxas de dados mais rápidas, largura de banda mais ampla e maior duração de baterias”, explica.

Dario Gil, vice-presidente de Ciências e Soluções da IBM Research, destaca que o desenvolvimento dessa matriz de fase de onda milimétrica do 5G é um avanço importante, não somente devido ao seu baixo custo e tamanho compacto, o que a transforma em uma solução muito atrativa para ser comercializada para operadoras e empresas de equipamentos de rede, mas também devido ao seu potencial em estimular e inspirar novas ideias e inovações jamais imaginadas, graças a uma sociedade totalmente conectada.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.