IBM anuncia Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G no Brasil

Iniciativa acontece em parceria com Flex e FIT e tem foco em projetos de pesquisa e desenvolvimento para explorar os benefícios das redes 5G

Author Photo
2:40 pm - 14 de dezembro de 2020
IBM cloud

A IBM, junto da Flex e FIT (Flex Institute of Technology), anuncia acordo de colaboração para lançar o Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G, centro de pesquisas e testes para ajudar as operadoras de telecomunicações e empresas a avaliarem formas de impulsionar tecnologias de nuvem híbrida aberta em redes móveis 5G na América Latina. Localizado no Brasil, o centro utiliza arquiteturas abertas, como o Open Radio Access Network (Open RAN), em um ambiente simulado para as empresas testarem suas inovações.

Como parte do acordo, a IBM fornecerá tecnologia, serviços e experiência no setor para ajudar as empresas a explorar a construção de soluções para redes 5G, oferecendo soluções de nuvem aberta e híbrida, como Red Hat OpenStack Platform e Red Hat OpenShift, e soluções nativas de nuvem como inteligência artificial, automação, segurança e IoT.

Leia também: Startups de varejo se consolidam em 2020

A Flex fornecerá equipamentos eletrônicos para ajudar na entrega e medição de sinais, enquanto o FIT proverá conhecimento em TI e telecomunicações.

O Centro de Soluções de Telecomunicações para 5G oferecerá às empresas do Brasil e da América Latina:

  • Co-criação de casos de uso e estudos baseados em redes abertas, desagregadas e definidas por software, como a arquitetura Open RAN, para 5G, utilizando soluções baseadas em Red Hat OpenStack Platform, Red Hat OpenShift e tecnologias de nuvem híbrida da IBM.
  • Acesso a uma rede global de inovação e conhecimento da IBM, através de especialistas de diferentes países para troca de experiências e práticas em 5G aberto, edge, nuvem, segurança e avanços em automação e operações com infusão de IA (AIOps).
  • Implementação de MVP (Minimum Viable Product) e avaliação do retorno de investimento para as empresas.
  • Foco no desenvolvimento de novos conjuntos de habilidades no país para fomentar a inovação e novas descobertas em redes abertas 5G e Open RAN.

“Muitos dos benefícios das redes 5G vêm de uma maior dependência de software em ambientes de nuvem do que as gerações de tecnologia sem fio anteriores. Como os primeiros usuários do 5G, os líderes empresariais precisam garantir que sua adoção tecnológica evolua para oferecer suporte e aproveitar os benefícios de latência e banda, enquanto gerenciam a explosão de dados gerada nos dispositivos e na ponta. A Flex e o FIT estão comprometidas em co-criar este novo futuro com a IBM e as empresas.” disse Carlos Ohde, diretor de Inovação do FIT.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.