IBGC lança ferramenta gratuita de auto-avaliação em governança para startups

Métrica desenvolvida pelo instituto quer contribuir com evolução e criação de valor para startups e scale-ups

Author Photo
8:30 am - 03 de dezembro de 2021
governança corporativa

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) anunciou essa semana o lançamento de uma ferramenta gratuita para avaliar o nível de governança corporativa de startups e scale-ups. A Métrica de Governança GCSS, que pode ser acessada no site da organização, permite que empreendedores, investidores, conselheiros e demais agentes do ecossistema auto-avaliem práticas de governança.

O formulário é preenchido considerando quatro pilares: Estratégia e Sociedade; Pessoas e Recursos; Tecnologia e Propriedade Intelectual; Processos e Accountability. Podem preencher empresas formalmente constituídas ou em processo de constituição. Segundo o IBGC, o preenchimento deve ser feito ao menos uma vez por semestre.

Leia também: Pesquisa de ponta em IA depende de união entre academia e mercado

É avaliada a adesão a 37 práticas de governança recomendadas pelo instituto, por meio de uma publicação específica. Segundo Luiz Martha, gerente de pesquisa e conteúdo do IBGC, após o preenchimento do questionário, é gerado um relatório diagnóstico.

“A pontuação de cada startup também leva em conta sua fase de evolução e o seu estágio de desenvolvimento. Com base nessa análise, a empresa pode avaliar quando, e com qual prioridade, as lacunas identificadas serão endereçadas, e assim definir como será a sua jornada de evolução de governança corporativa”, explica Martha.

Segundo o gerente, seguir boas práticas de governança pode garantir às startups chances de evoluir e gerar valor. “Atuar com base na transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade contribui para a longevidade das companhias e fortalece as relações com os públicos de interesse em diversos níveis, o que é essencial para a trajetória de qualquer empresa”, diz.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.