Ibama lança sistema para tornar públicos dados de exploração de madeira nativa

Desenvolvido pelo Serpro, plataforma deve fortalecer a conformidade da cadeia produtiva madeireira com as normas de direito ambiental

Author Photo
8:21 am - 26 de abril de 2022
Imagem: Shutterstock

O Ibama lançou uma plataforma que busca dar maior transparência às informações sobre os produtos florestais nativos dos biomas brasileiros. Desenvolvidos pelo Serpro, os Painéis Analíticos da Gestão Madeireira vão tornar públicos os dados sobre atividades de exploração, produção, industrialização, comercialização e transporte de produtos florestais. As informações estarão disponíveis no ambiente do Ibama no portal gov.br.

Para o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, o sistema vai fortalecer a conformidade da cadeia produtiva madeireira com as normas de direito ambiental. “Manter a floresta em pé por meio da produção sustentável é uma das mais importantes políticas públicas para o combate ao desmatamento ilegal”, avaliou. “A solução vai permitir que analistas de órgãos ambientais, veículos de comunicação, entidades acadêmicas e a sociedade como um todo, tenham acesso à informação de qualidade, gerando um maior controle social”, acrescentou.

Leia também:

A tecnologia permitirá visualizar a comercialização de produtos e espécies nativas por unidades da federação, além de exportações da madeira brasileira com indicação dos países de destino. Será possível também a pesquisa de projetos e autorizações ambientais distribuídos por região, UF, município, produto, espécie e bioma, indicando quais os produtos e espécies mais exportadas da flora brasileira.

As informações disponibilizadas são obtidas a partir do tratamento e cruzamento de dados de diversos sistemas de controle federais e estaduais integrados. O sistema teve origem em 2020, com a criação do sistema Sinaflor+, que estabeleceu a obrigatoriedade de adoção dos mecanismos de rastreabilidade da madeira na origem.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.