Mercado de IA no setor aéreo pode chegar a US$ 40,4 bilhões até 2033

Novo relatório da Globant para o setor aéreo indica que inteligência artificial pode gerar economias de até 30% com ganho de eficiência

Author Photo
1:15 pm - 28 de novembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A inteligência artificial (IA) vai alterar significativamente as operações das companhias aéreas do mundo. Dados da Market.us compilados pela Globant indicam que o mercado global de IA para esse setor, atualmente avaliado em US$ 1,6 bilhão, pode atingir US$ 40,4 bilhões até 2033, taxa de crescimento anual média (CAGR) de 38,1% entre 2024 e 2033.

Segundo o portal de estatísticas World Metrics, o uso da IA está reduzindo custos para as companhias aéreas em até 30% graças à automação e à personalização do atendimento, que vai do gerenciamento de assentos até a manutenção preditiva. A economia potencial é de US$ 42 bilhões em média para o setor até 2035.

Esse impacto já pode ser observado na forma como as companhias aéreas operam e personalizam serviços, diz a consultoria. Outra pesquisa, dessa vez da Sita, empresa de tecnologia aérea, 73% das organizações do setor estão investindo em Business Intelligence e 64% estão usando IA para melhorar operações e experiência dos passageiros.

Leia também: Gastos globais com nuvem pública crescerão 21% em 2025

Todos esses dados estão em um relatório divulgado essa semana pela Globant chamado Airlines – e que pode ser lido aqui.

“Com a modernização de sistemas obsoletos para atender às crescentes expectativas dos passageiros, a adoção da IA e das melhores práticas digitais no setor é fundamental para que essas empresas recuperem o controle de suas operações e melhorem a experiência do cliente”, explica em comunicado Gonzalo Cadenas, vice-presidente de tecnologias da Globant.

Caso da Avianca

Um exemplo de uso de IA mencionado pela Globant no relatório é o da companhia aérea colombiana Avianca, que adotou o GUT Studio para otimizar campanhas digitais, incluindo pesquisa de voos dos passageiros até a finalização das reservas. Foi implementada a Google Marketing Platform (GMP), plataforma de publicidade e análise online do Google, associada ao sistema aprendizado de máquina.

Entre os resultados, a companhia ampliou a qualidade do tráfego, permitindo metas maiores e crescimento de 80% na taxa de cliques (CRT) e um aumento de 34% no número de sessões das campanhas.

Outro caso apontado pela empresa é a de uma companhia aérea japonesa não nomeada que modernizou sistemas obsoletos utilizando uma plataforma de desenvolvimento low-code da GeneXus implementada pela Globant. Segundo as partes, o cliente escalou sistemas e implementou melhorias sem interromper operações comerciais, permitindo manutenção mais segura em oito meses de operação.

“Ao adotar plenamente a IA, as companhias aéreas podem superar desafios, bem como estabelecer novos padrões de eficiência comercial e satisfação do cliente”, diz Cadenas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.