Os investimentos pesados que a infraestrutura das redes de telecomunicações de quinta geração (5G) demandarão por parte das operadoras poderá ser otimizado com o uso de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, de acordo com uma avaliação realizada pela Bain & Company. Segundo a consultoria, as empresas podem acelerar as decisões em escala com as ferramentas adequadas de IA, permitindo maior agilidade na implementação da nova rede e maximizando o retorno sobre o investimento.
A expectativa é de que, entre 2021 e 2025, o número de conexões 5G em todo o mundo triplique de 700 milhões para 2,1 bilhões. Além disso, espera-se que a adoção da nova rede seja mais rápida em seus primeiros sete anos (2018-2025) do que foi no 4G no mesmo período.
A Bain avalia ainda que as especificidades econômicas exigidas pelo 5G desafiarão algumas empresas de telecomunicações de menor porte e digitalmente nativas. Porém, é nesse aspecto que elas podem levar vantagem, ingressando em projetos de 5G e outras áreas de negócios de alto risco utilizando o potencial de ferramentas de inteligência artificial (IA).
Segundo a consultoria, a implantação nascente de soluções baseadas em IA oferece uma prévia de como as companhias de telecomunicações podem desenvolver um modelo operacional baseado na tecnologia em seus negócios. Com o tempo, as operadoras nativas em IA provavelmente prosperarão em relação às empresas de telecomunicações tradicionais. As operadoras que usam ferramentas de IA em seu projeto de implementação de 5G poderiam começar a desenvolver uma capacidade diferenciada para colocar a infraestrutura certa no lugar certo.
Ferramentas avançadas baseadas em IA podem, por exemplo, mapear como as estruturas físicas de rede e localização podem influenciar a lucratividade da operadora no atendimento ao usuário na ponta. O mapeamento de possíveis obstáculos em uma determinada região, e suas implicações na qualidade do sinal de 5G, pode ser feito pelas empresas de telecomunicações com a ajuda da IA, orientando a implantação e projetando o eventual impacto comercial a partir de modelos preditivos e análise de dados.
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