Notícias

Solução de IA promete rastrear pessoas em motocicleta para coibir assaltos

Uma solução de Inteligência Artificial (IA) garante conseguir monitorar e rastrear duas pessoas em uma motocicleta, visando apoiar autoridades na detecção e ação em tempo real para coibir a criminalidade nessas circunstâncias. Desenvolvida pela empresa Irisity AB, empresa vigilância orientada por IA e vídeo analytics, a solução em software foi desenvolvida e lançada na América Latina e se utiliza de múltiplos sistemas de câmeras de videomonitoramento e acionamento de resposta em tempo real.

De acordo com a empresa, a solução traz um recurso de IA exclusivo, personalizado e baseado na plataforma proprietária IRIS+™,  a qual permite que câmeras gerem alarmes aos operadores de Centros de Comando e Controle ao detectarem uma moto com duas pessoas – especialmente em situação suspeita como entrar em ruas pela contramão, com motorista ou garupa aportando armas de fogo, indo ao encontro de pessoas na rua ou abordando outros veículos etc.

Leia mais: Aliança global propõe governança responsável e acesso equitativo à IA

A tecnologia foi criada a partir de uma necessidade real da cidade do distrito de Vicente Lopez, na Argentina, para combater os crimes nos quais a abordagem é realizada por duas pessoas em uma moto, desenvolvida com base na metodologia real de MLOPs (Machine Learning Operations).

João Paulo Florentino, vice-presidente de Vendas e Operações para Caribe e América Latina da Irisity, explica que o desenvolvimento da tecnologia envolveu uma equipe de 20 especialistas divididos entre os escritórios de Israel e da Suécia, sede da empresa, cuja versão inicial vem sendo aprimorada.

A expectativa é que a solução da Irisity esteja disponível no Brasil e em todos os países da América Latina no primeiro trimestre de 2024. A IA já está sendo testada na região metropolitana de Buenos Aires.

“Já estamos com sistema implementado, em testes e em negociações, e esperamos que a receita da Irisity com projetos em órgãos de Segurança Pública represente 30% da nossa receita global ao longo deste ano”, explica Florentino.

Segundo o executivo, a solução opera em qualquer projeto de videomonitoramento em ambiente IP, sendo completamente agnóstica em relação às marcas das câmeras ou mesmo em sistemas de gerenciamento de vídeo. O lançamento será ofertado como produto ou ainda como serviço, em que um integrador pode instalar a solução e revender a seus clientes como serviço.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Recent Posts

O conhecimento para comprar um ERP pode estar fora da empresa

Por mais desconexo que possa soar, o conhecimento necessário para a melhor negociação e para…

2 dias ago

Estágio e trainee: 4 oportunidades de ingressar no mercado de TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Loggi, Zig e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Bluecyber: PMEs têm percalços para contratar seguros cibernéticos

Eduardo Rocha, CEO e cofundador da Bluecyber, sempre teve uma veia empreendedora e começou sua…

2 dias ago

Identidade falsa: jovens e homens são maiores vítimas de golpes no Brasil

Superando a ideia comum de que as maiores vítimas de golpes com identidade falsa são pessoas…

3 dias ago

TI Verde: a sustentabilidade deve começar pelo óbvio

A cada ano, as empresas em geral têm demonstrado mais sua preocupação com o tema…

3 dias ago