Notícias

IA generativa já é testada por boa parte das empresas, diz Gartner

A adoção de IA Generativa (GenAI) segue crescendo entre as empresas. Segundo novo levantamento do Gartner feito com mais de 1.400 líderes executivos, 45% afirmam que suas empresas estão em fases de teste da Inteligência Artificial Generativa, e outros 10% já implementaram a tecnologia em seus processos de produção.

O Gartner observa que esse cenário de adoção da tecnologia representa um aumento significativo em relação a outro levantamento realizado em março e abril de 2023 pela consultoria, quando apenas 15% dos entrevistados estavam testando a Inteligência Artificial Generativa e 4% indicaram o uso efetivo em suas empresas.

Leia mais: 5 passos para preparar sua empresa para a automação e IA

“As companhias não estão apenas falando sobre Inteligência Artificial Generativa – elas estão investindo tempo, dinheiro e recursos para avançar nessa área e obter resultados de negócios”, afirma Frances Karamouzis, Analista e Vice-Presidente do Gartner. De fato, 55% das empresas relatam aumento nos investimentos em Inteligência Artificial Generativa desde que a tecnologia ganhou destaque no domínio público há dez meses. “A Inteligência Artificial Generativa agora está na pauta de CEOs e conselhos de administração, enquanto buscam aproveitar o potencial transformador dessa tecnologia”, acrescenta o analista.

Benefícios e Investimentos da IA Generativa

Na avaliação da maioria dos executivos (78%), os investimentos em Inteligência Artificial Generativa superam os riscos. Isso é mais alto do que os 68% que relataram esse sentimento na pesquisa anterior. “Os executivos estão adotando uma posição mais ousada em relação à Inteligência Artificial Generativa, à medida que veem como essa tecnologia pode impulsionar a inovação, a otimização e a disrupção. “Líderes de negócios e de TI entendem que a abordagem de ‘esperar para ver’ é mais arriscada do que investir”, diz Karamouzis.

Já quando questionados sobre os investimentos em GenAI, 45% das empresas afirmaram que estão ampliando os investimentos em Inteligência Artificial Generativa por várias funções empresariais, sendo que 22% estão escalando para mais de três funções diferentes. O desenvolvimento de software é a função com a maior taxa de adoção ou investimento na tecnologia, seguido de perto pelas áreas de marketing e de atendimento a clientes.

As iniciativas de crescimento foram citadas como o foco empresarial principal dos investimentos em Inteligência Artificial Generativa por 30% dos entrevistados, seguidas pela otimização de custos (26%) e experiência/retenção de clientes (24%).

“Muitas companhias iniciaram sua jornada com a Inteligência Artificial com ênfase excessiva na otimização de custos e eficiência”, diz Karamouzis. “Empresas inteligentes foram além disso para concentrar suas iniciativas na eficácia, valor mensurável e agilidade nos produtos e serviços. Isso garante visibilidade, confiança e sinergia entre as partes interessadas, e, mais importante, alinhamento com os resultados de negócios.”

Vale ressaltar que a pesquisa do Gartner traz insights sobre uma amostra particular de empresas. O estudo foi feito de forma online com participantes de um webinar do Gartner sobre custos e riscos empresariais da Inteligência Artificial Generativa, computando 1.419 respostas em setembro de 2023. Portanto, os resultados desta pesquisa não representam conclusões globais ou do mercado como um todo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

EXCLUSIVA: CTO da IBM acredita que AIOps será realidade da maioria das empresas

Após experimentações e estudos, 2024 é o ano em que as empresas realmente estão levando…

1 hora ago

Empresas chinesas de IA disputam mercado após restrições da OpenAI

O jornal estatal chinês Securities Times divulgou na terça-feira que a OpenAI, empresa por trás…

2 horas ago

IA precisa de rigor e ética, defende presidente da Febraban

A transformação tecnológica no setor bancário brasileiro atingiu níveis nunca vistos, com um aumento de…

2 horas ago

“É preciso que a comunidade de TI se manifeste”, diz pró-reitor da USP sobre corte em repasses para a Fapesp

Para Paulo Nussenzveig, pró-reitor da Universidade de São Paulo, é preciso que a comunidade empresarial…

14 horas ago

Certifica compra Bry Tecnologia e se funde com a Syngular

A Certifica, especializada em certificados digitais, anunciou a compra do controle acionário da Bry Tecnologia,…

16 horas ago

Demanda por profissionais de IA cresce 39% no quadrimestre e salários estão em alta

As contratações de profissionais qualificados em IA cresceram 39% no primeiro quadrimestre de 2024, na…

18 horas ago