IA criada por brasileiros é premiada em desafio internacional

Equipe formada por médicos, engenheiro e cientistas de dados desenvolveu algoritmo que consegue detectar sangramentos intracranianos

Author Photo
12:00 pm - 03 de dezembro de 2019

Um projeto que detecta hemorragia intracraniana em tomografias desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), em parceria com a Iara Health e a NESS Health, foi reconhecido em um desafio realizado pela Sociedade Norte-Americana de Radiologia (RSNA). A equipe FIDI-Iara-Ness foi premiada com medalha de prata no “Intracranial Hemorrhage Detection and Classification Challenge”. No total, mais de 1340 equipes do mundo todo participaram do desafio.

Formada pelos médicos Igor Santos e Osvaldo Landi Junior, pelo engenheiro Álesson Scapinello Selhorst e pelos cientistas de dados Daniel Souza e Bernardo Henz, a equipe desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial para análise de imagens digitalizadas de tomografia de crânios com objetivo de detectar sangramentos intracranianos.

“Os desafios de machine learning são umas das principais formas de avanço do conhecimento para resolução de problemas de visão computacional. O desafio anual da RSNA fomenta a utilização desse novo tipo de tecnologia, garantindo, ainda, dados de altíssima qualidade para sua realização”, explicou Igor Santos, médico radiologista e chefe de inovação da FIDI.

Para o desafio, a RSNA disponibilizou um banco de imagens e dados que foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Os dados foram oferecidos em colaboração com membros da Sociedade Americana de Neurorradiologia (ASNR) e da plataforma MD.ai.

“Para a FIDI, é um imenso reconhecimento estar entre as empresas que veem as novas tecnologias como uma forma de realizar a prática médica de maneira mais eficiente, segura e de maior qualidade para os nossos pacientes”, conclui Santos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.