Mais lidas
1

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

IA Cognitiva: o futuro do futuro

Tendência é que a próxima geração de sistemas crie canais de conhecimento por conta própria

Carmela Borst *
11:06 am - 21 de junho de 2018

Você já ouviu falar sobre Ke Jie? Ele foi considerado o melhor
jogador humano do antigo jogo de tabuleiro chinês Go. Recentemente,
porém, foi derrotado por um jogador virtual conhecido como AlphaGo,
desenvolvido pelo grupo de pesquisa DeepMind AI da Alphabet.

Enquanto
isso, em outro canto do mundo, mais precisamente na Suíça,
pesquisadores da Penn State University e da Écola Polytechinique
Fédérale de Lausanne, usavam conceitos de reconhecimento facial para
treinar um computador, a fim de que ele reconhecesse doenças de plantas.
O objetivo final, era dar a qualquer pessoa com um smartphone em mãos
as mesmas habilidades que um especialista. Fantástico, não?

O potencial de aplicações de Inteligência Artificial
como essas é vasto; e as pessoas já começaram a se familiarizar com
apps transacionais em seu dia a dia, seja uma interação com a Siri para
buscar um restaurante, ou no momento em que paramos para perguntar para
Alexa ou Google Home quanto tempo levaremos para chegar ao aeroporto.

No
mundo B2B, esses apps também se proliferam rapidamente: um exemplo são
os chatbots que servem de gateways em sistemas corporativos, como ERP ou
Human Capital Management (HCM), e utilizam IA para automatizar tarefas
por meio de funções de voz ou chats. Eles podem atuar em funções simples
como pedir a um sistema do HCM para inserir uma solicitação de férias;
ou tarefas mais avançadas, como entender o histórico de compras do
cliente nos últimos 30 dias.

Você pode argumentar, com razão, que
os exemplos acima não são inteligência artificial de verdade, mas sim
uma forma trivial de aprendizado de máquina. Mas o que você não pode
discordar, é que essa é apenas a ponta de um grande iceberg.

Pensando e não apenas aprendendo
As
tecnologias de Inteligência Artificial que usamos hoje são, na verdade,
bastante limitadas. A tendência é que a próxima geração de sistemas
crie canais de conhecimento por conta própria. É o que chamamos de
inteligência artificial cognitiva, onde os sistemas são capazes de agir
com base em aprendizado e raciocínio, fazendo deduções e ampliando seus
conhecimentos para que possam fornecer informações, detectar e evitar
possíveis problemas, identificar padrões de dados e muito mais.

Com
a IA cognitiva, o sistema de gestão de uma empresa que gerencia grandes
frotas, pode prever problemas, solicitar peças, agendar a manutenção e
executar testes de qualidade para garantir que o equipamento esteja no
padrão. No âmbito da saúde, por sua vez, é possível utilizar apps de
radiologia baseados em nuvem para reconhecer e identificar resultados
normais, permitindo aos radiologistas se concentrarem nos diagnósticos
que mostrem potenciais anormalidades. Já na área industrial, um
fabricante de produtos químicos pode utilizar a IA cognitiva para
monitorar as emissões de CO2.

IA

Áreas a observar
Todo
mundo que aposta em inteligência artificial quer saber onde estão as
maiores oportunidades. Embora as previsões nesse estágio ainda sejam um
pouco tênues, existem algumas áreas que a maioria dos especialistas
concorda que possuam um potencial significativo.

Big Data + IA + visualização de dados e controle de voz
– O mundo dos negócios está repleto de dados, mas a IA tem o potencial
de levar o uso de big data para a estratosfera. Combinando capacidade de
processamento com capacidades de aprendizagem cognitiva, a IA poderá
identificar rapidamente padrões em dados que seriam difíceis ou
impossíveis para os humanos verem de forma independente. E quando os
humanos puderem acessar essas informações via controle de voz ou com
fácil entendimento e manipulação de visualizações de dados, seu valor
cresce exponencialmente.

Asset Management – Essa é
uma área em que a IoT já tem um impacto positivo significativo. As
informações dos sensores que monitoram tudo, permite que as empresas
evitem problemas e aumentem o retorno de seus investimentos. Outras
fontes de dados – como relatórios de drones sendo usados para inspeções –
estão tornando a informação ainda mais acessível e reduzindo a
necessidade de intervenção humana. Acrescente IA cognitiva a essa
mistura e você terá o potencial de eliminar em grande parte os seres
humanos de um processo que antes era demorado e altamente manual.
Imagine um mundo com equipamentos que são virtualmente
“automantenedores”.

Produtividade – Aqui IA pode ter maior impacto. O
conceito é: quando as máquinas podem ser usadas para automatizar
tarefas rotineiras, os humanos podem dedicar mais tempo ao trabalho que
importa.


(*) Carmela Borst é diretora Sênior de Marketing para América Latina

Em alta

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados