Hyundai Motor Group conclui aquisição da Boston Dynamics da SoftBank

Com aquisição, grupo sul-coreano pretende criar cadeia de valor da robótica, desde a fabricação de componentes até soluções de logística

Author Photo
10:30 am - 22 de junho de 2021
Boston dynamics Divulgação/Boston Dynamics

O Grupo Hyundai Motor adquiriu o controle acionário da Boston Dynamics, da SoftBank, conforme divulgado em comunicado à imprensa nesta segunda-feira (21). A Boston Dynamics foi avaliada em US$ 1,1 bilhão. O negócio havia sido divulgado em dezembro de 2020, sendo concluído somente agora, após aprovações regulatórias.

Após a conclusão do negócio, o grupo sul-coreano detém 80% das ações da Boston Dynamics e a SoftBank, por meio de uma de suas afiliadas, mantém os 20% restantes. Detalhes financeiros adicionais não foram divulgados.

A SoftBank era efetivamente uma proprietária transitória, comprando a Boston Dynamics do Google, que possuía a empresa por pouco mais de três anos, segundo publicação do site TechCrunch.

Em uma recente aparição no evento Mobility, do TechCrunch, Ernestine Fu, diretora da Hyundai, discutiu a aquisição planejada de 80% do controle acionário da empresa. Fu observou que o New Horizon Studios, da Hyundai, previu vários conceitos de carros “ambulantes” que parecem prontos para serem construídos em décadas de pesquisa da Boston Dynamics.

“Com o New Horizon Studios, o objetivo é reimaginar o que você pode fazer ao combinar a robótica com a locomoção tradicional com rodas, como ‘robôs e veículos ambulantes’”, disse Fu à publicação. “Obviamente, a tecnologia que [Boston Dynamics] reuniu desempenha um papel fundamental em permitir que esses tipos de conceitos ganhem vida”.

Como mudou de mãos ao longo dos anos, a Boston Dynamics há muito tempo insiste em manter sua própria ala de pesquisa. Como isso funcionará sob a égide da Hyundai, diz o site, ainda está para ser visto, embora a empresa pareça ter interesse em manter uma abordagem voltada para o futuro.

“Nós e a Hyundai compartilhamos uma visão do poder transformacional da mobilidade e esperamos trabalhar juntos para acelerar nossos planos, para habilitar o mundo com automação de ponta e continuar a resolver os desafios de robótica mais difíceis do mundo para nossos clientes”, disse Rob Playter, CEO da Boston Dynamics, quando o negócio foi anunciado.

Passado e futuro da Boston Dynamics

Embora seu tempo com a Softbank não tenha sido muito longo, a Boston Dynamics viu a comercialização de seus dois primeiros produtos desde o lançamento, quase 30 anos atrás. A empresa trouxe seu robô quadrúpede Spot ao mercado e este ano anunciou o lançamento (ainda em andamento) do Stretch, uma versão atualizada de seu robô de depósito, Handle, diz o TechCrunch.

De acordo com a Hyundai, com a aquisição da Boston Dynamics, “o Grupo dá mais um grande passo em direção à sua transformação estratégica em um provedor de soluções de mobilidade inteligente”.

A gigante automotiva tem investido substancialmente no desenvolvimento de tecnologias futuras, incluindo direção autônoma, inteligência artificial (IA), Mobilidade Aérea Urbana (UAM), fábricas inteligentes e robôs.

O acordo deve permitir que o Grupo Hyundai e a Boston Dynamics aproveitem os respectivos pontos fortes um do outro em manufatura, logística, construção e automação, disse a empresa sul-coreana. Juntas, as empresas disseram que criarão uma cadeia de valor da robótica, desde a fabricação de componentes de robôs até soluções de logística inteligentes.

Além disso, o Grupo disse que apoiará a expansão contínua da linha de produtos e vendas globais e pegada de serviço da Boston Dynamics.

(Com informações de TechCrunch)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.