Huawei e Unisuam lançam laboratório de fibra óptica em Niterói

Estrutura educacional quer capacitar jovens e adultos para atuarem na infraestrutura das vindouras redes 5G

Author Photo
3:21 pm - 12 de março de 2021
fibra óptica fibra óptica

Um laboratório de fibra óptica da fabricante chinesa Huawei foi inaugurado nesta sexta (12) no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), na cidade de Niterói (RJ). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a fabricante, a universidade, o Polo de Inovação (Pólen) e a Associação Comercial Industrial do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ), e tem como objetivo oferecer cursos de capacitação para jovens e adultos que não trabalham ou estudam.

Segundo Bruno Zitnick, diretor de relações públicas e governamentais da Huawei, o objetivo é atender a demanda atual e futura por profissionais qualificados na instalação de fibra óptica, que deve crescer ainda mais com as novas redes 5G. A empresa prevê a doação de 12 laboratórios para ensino prático espalhados nas cinco regiões do Brasil. O primeiro deles é o de Niterói.

Leia mais: Anatel estima investimento de até R$ 35 bi com leilão de 5G

“Nesse momento em que é preciso minimizar o impacto da pandemia, a inovação e o uso de novas tecnologias se tornam ferramentas imprescindíveis na estratégia rumo ao desenvolvimento econômico sustentável e com justiça social”, disse Axel Grael, prefeito de Niterói, durante a inauguração.

Os cursos ministrados nos laboratórios da Huawei serão desenvolvidos pela ACIERJ e a UNISUAM, e visam atender o mercado de tecnologia e inovação da região.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.