HPE fornece supercomputação para astronautas avançarem na exploração espacial

Spaceborne Computer contará com computação de alto desempenho (HPC) para melhorar pesquisas com análise de dados para exploradores a bordo da Estação Espacial Internacional

Author Photo
3:30 pm - 03 de novembro de 2018

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou o início da operação de uma solução de computação de alto desempenho – HPC – para astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS), como parte do mais recente experimento do projeto Spaceborne Computer.

O Spaceborne Computer foi o primeiro supercomputador que a HPE e a NASA lançaram ao espaço para um experimento de um ano para testar resiliência e desempenho. Após completar a missão, a tecnologia, que alcançou 1 teraFLOP (1 trilhão de operações de ponto flutuante por segundo) e operou com sucesso na Estação Espacial Internacional – provando que pode suportar condições adversas do espaço como gravidade zero, falhas de energia não programadas e níveis imprevisíveis de radiação – irá agora, pela primeira vez na história, disponibilizar capacidades de supercomputação para uso a bordo da ISS.

Esses serviços “acima da nuvem” permitirão que exploradores e pesquisadores espaciais executem análises diretamente no espaço, em vez de trocar dados com a Terra para obter insights.

Conexão terra e espaço

Em virtude das capacidades limitadas da computação no espaço, muitos dos cálculos necessários para completar projetos de pesquisa ainda são processados na Terra. Essa abordagem é viável em estudos atualmente em andamento na Lua ou em órbitas terrestres de baixa altitude (low earth orbits – LEO), localizadas entre 640 km e 1600 km acima da superfície do planeta, onde a comunicação pode ser próxima ao tempo real na Terra.

Contudo, latências de comunicação mais longas, de até 20 minutos – a partir da Terra e para a Terra – podem ocorrer quando dados são capturados mais longe no espaço e mais perto de Marte. Esta realidade torna qualquer experiência espacial em solo desafiadora e potencialmente perigosa se os astronautas forem confrontados com situações críticas que não sejam capazes de resolver sozinhos.

A HPE está facilitando a resolução desses desafios por meio da entrega de capacidades de computação de alta performance a exploradores do espaço com o Spaceborne Computer, dando-lhes autonomia para serem autossucientes da seguintes maneiras:

Acelerando o tempo de resposta para a exploração espacial

Permitir altos níveis de performance computacional na ISS elimina a latência experimentada na transmissão de dados entre estações espaciais e a Terra, além de possibilitar análises a bordo, ao invés de fazer com que a equipe dependa dos times de pesquisa posicionados em bases terrestres.

Experimentos da Estação Espacial Internacional capturam um alto volume de dados, incluindo imagens e vídeos; por outro lado, na maioria dos casos, os pesquisadores precisam ter acesso a apenas partes específicas desse conteúdo. Permitindo a análise e processamento de dados a bordo da estação evita latência e gera muito mais eficiência e velocidade.

Novas fronteiras no espaço

A rede de banda larga no espaço atualmente é criticamente consumida pela transmissão de grandes conjuntos de dados entre as estações espaciais e operações terrestres. Com capacidades de computação de alta performance no espaço o Spaceborne Computer permite que os exploradores da ISS “guardem” a banda larga para comunicações de emergência.

O Spaceborne Computer também vai testar os limites da comunicação espacial para resolver falhas de latência conforme as viagens para Marte – e além – forem se tornando realidade. Comunicações confiáveis se tornam ainda mais essenciais em eventos de missão crítica.

Vez a AI

Com a tecnologia focada no alcance de novas fronteiras espaciais, a HPE e a NASA pretendem promover e incrementar a independência de exploradores espaciais oferecendo uma visão aprimorada que permitirá que aplicações de inteligência artificial e machine learning viabilizem novas descobertas. Ampliar a geração de insights e a velocidade da comunicação vai acelerar as descobertas científicas não somente no espaço, mas também para o entendimento da Terra e seus ambientes ao redor.

O Spaceborne Computer é baseado na HPE Apollo 40, uma plataforma construída especialmente para computação de alta performance. O Sistema foi desenvolvido para permanecer intacto no espaço, sem requerer hardware adicional. Em vez disso, ele usa uma abordagem de proteção de software que é integrada aos nodes HPC, provando que podemos levar sistemas similares, compactos e acessíveis, para o espaço no futuro.

Para saber mais sobre os marcos significativos do Spaceborne Computer desde seu primeiro lançamento no espaço, em agosto de 2017, acesse sua linha do tempo.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.