Em busca de eficiência, crescimento e alinhamento de desafios do mercado, a HPE integrou as regiões da América Latina e Sul da Europa em uma única área, sob liderança de Alfredo Yepez, diretor de vice-presidente sênior de HPE para LASER, como foi batizada a região, após um desafio realizado com funcionários para escolher o nome.
Antes da integração, a América Latina era uma região separada e a empresa distribuía sua atuação por dez geografias – agora são nove. Segundo Yepez, a LASER integra 20% dos funcionários da HPE, que totaliza cerca de 8,5 mil pessoas.
“Há anos, a HPE vem consolidando suas operações. Por exemplo, a Rússia, antes da guerra e da saída da HPE de lá, fazia parte da mesma região com a Ucrânia. A empresa aproveitou para reorganizar outras áreas”, contou o executivo.
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À frente da região da América Latina há 24 anos, Yepez abraçou o desafio de integrar o Sul da Europa, englobando Israel, Grécia, Portugal, Itália e Espanha, e passou a viver na região no começo do ano, baseado em Madri, na Espanha.
Para ele, a HPE e o mercado em geral vivem um momento interessante quando o assunto é nuvem e inteligência artificial (IA), as principais apostas da empresa para crescer globalmente. O mercado passa agora por uma fase muito mais madura de cloud. Por isso, o executivo revela que há um salto considerável de nuvem na América Latina, com 70% das aplicações rodando em nuvem privada.
“Como companhia decidimos redefinir que o mundo seria híbrido há alguns anos. Não queremos forçar os clientes a ter tudo na nuvem. O mundo é híbrido, com algumas cargas de trabalho lá e aqui”, contextualiza.
Ricardo Emmerich, presidente da HPE Brasil, indica que no primeiro semestre a empresa observou mais projetos de sustentação em solo nacional e agora o mercado está mais animado para retomar grandes implementações. “A aderência da nossa proposta de mundo híbrido é bem-vinda. Devemos crescer dois dígitos altos com a proposta do HPE GreenLake”, anima-se ele.
O executivo revelou que muitos dos projetos no primeiro semestre estiveram focados no setor de manufatura, por conta da atualização de parques, além de movimentações das telcos e dos bancos, tradicionalmente grandes consumidores de tecnologia.
Com a reorganização da região para LASER, Emmerich entende que há muitas oportunidades e, especialmente, quando o assunto é mais proximidade com as filiais dos seus clientes nas regiões cobertas na Europa.
A partir das oportunidades criadas pelas novidades em torno de IA, Emmerich pontua que a novidade apresentada pela HPE no seu evento anual, o HPE Discover, que acontece nesta semana em Las Vegas*, no Estados Unidos, reforça a mudança para uma mentalidade de serviços e não mais de produto, uma estratégia que tem sido adotado amplamente pelo mercado de TI.
“Já conhecemos a tecnologia. Se formos ocupar a agenda de negócios falando de tecnologia, estamos perdendo a oportunidade de entender o negócio. É como ir a um restaurante e olhar os ingredientes e não o menu com os pratos”, compara ele.
*A jornalista viajou a convite da HPE
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