Notícias

HPE compra Athonet de olho em mercado de 5G privado

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou a aquisição da Athonet, uma provedora de tecnologia de rede celular privada italiana que atende empresas e provedores de serviços de comunicação. Com o negócio, a HPE, que detém a Aruba e a HPE Telco, expande sua oferta de conexão da borda à nuvem mirando um mercado que deve movimentar mais de US$ 1,6 bilhão até 2026, segundo a IDC.

Os valores da transação não foram revelados pelas empresas.

Com sede em Vicenza, Itália, a Athonet tem 15 anos de experiência no fornecimento de soluções para redes móveis 4G e 5G em todo o mundo. Entre seus clientes estão operadoras móveis, hospitais, aeroportos, portos de transporte, serviços públicos, governo e organizações de segurança pública.

A incorporação da tecnologia da Athonet permitirá que a HPE forneça recursos de rede privada diretamente para empresas como parte do portfólio de redes da Aruba, além de permitir que os provedores de serviços de comunicações (CSPs) implementem o 5G privado em seus clientes.

Leia também: À medida que adota a IA, Microsoft diz ‘sayonara’ para o metaverso

Tom Craig, Vice-Presidente Global e Gerente Geral do Communications Technology Group da HPE, justifica a compra em meio a demanda de empresas de telecomunicações, que estão buscando maneiras mais simples de implementar redes 5G privadas para atender às crescentes expectativas dos clientes em relação à borda da rede. “Ao mesmo tempo, os clientes corporativos estão demandando uma experiência 5G personalizada, com baixa latência, recursos segregados, alcance e segurança estendidos em todo o campus e em ambientes industriais que complementam suas redes sem fio já existentes. Com a aquisição da Athonet, a HPE agora tem um dos mais completos portfólios privados de 5G e Wi-Fi para CSP e clientes corporativos – e vamos oferecê-lo como um serviço por meio do HPE GreenLake”.

A expectativa é que com o 5G privado, empresas poderão destravar inovações e novos modelos de negócios, incluindo aplicativos altamente especializados, como robótica e IoT industrial, redes de dados, pipelines e facilitação de sistemas de segurança.

A HPE informa ainda que integrará as soluções da Athonet com seus ativos de software de telecomunicações existentes e planeja disponibilizá-las aos clientes algum tempo após o fechamento da transação. As soluções também serão integradas ao portfólio de rede da Aruba em um futuro próximo.

Espera-se que a transação seja concluída no início do terceiro trimestre do ano fiscal de 2023 da HPE, sujeita a aprovações regulatórias e outras condições habituais de fechamento.

Recent Posts

Google anuncia expansão bilionária de centro de dados na Finlândia

A empresa-mãe do Google, Alphabet, revelou planos para expandir significativamente seu principal centro de dados…

16 horas ago

Diego Barreto assume como novo CEO do iFood

Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…

16 horas ago

Com “fábricas de IA”, Dell quer acelerar projetos de inteligência artificial de clientes

Acelerar projetos de inteligência artificial (IA) dos clientes através de uma oferta que combina computação,…

16 horas ago

Vittude lança mapeamento de saúde mental em empresas

A Vittude, startup especialista em atendimento de saúde mental para empresas, anunciou recentemente o lançamento…

17 horas ago

Nova funcionalidade do ChatGPT permite upload direto do drive

A OpenAI anunciou que o ChatGPT agora permite que usuários façam upload de arquivos diretamente…

18 horas ago

Sony Music adverte setor de tecnologia sobre uso indevido de conteúdo para IA

A Sony Music Group enviou uma carta a mais de 700 empresas de tecnologia e…

19 horas ago