HP, Microsoft e Intel se unem em projeto de mobilidade

Author Photo
3:17 pm - 14 de julho de 2014
HP
A HP lançou uma nova unidade comercial de software e mobilidade em parceria com a Microsoft e a Intel visando avançar no mercado de mobilidade. Michael Park, nomeado no último mês vice-presidente e gerente geral da nova organização de mobilidade e Software Business Personal Systems da HP, afirmou que o negócio irá ter seu próprio controle de lucros e perdas juntamente com recursos dedicados, que visam capturar o que é considerado como uma explosiva oportunidade de crescimento de mercado para a HP e para seus parceiros fornecedores de soluções.

“Esse é um esforço de larga escala”, afirmou um funcionário da Microsoft, há sete anos na empresa e que trabalhou em unidades de soluções corporativas e no Azure antes de se juntar a HP. “Nós temos uma organização inteira operando a partir de vendas de campo e gerenciamento de parceiros para P&D, e as equipes de desenvolvimento e gerenciamento de produtos estão 100% focadas nesta oportunidade”, explicou.

A HP está preparando novos produtos que serão lançados nos próximos meses, junto com um programa de certificação de canais especializados para parceiros HP e Microsoft. Além disso, a HP espera lançar novos incentivos para o programa de parceiros de mobilidade até o início do próximo ano fiscal, no dia 1º de novembro.

A HP divulgará oficialmente a nova unidade de mobilidade comercial durante a Conferência Mundial de Parceiros da Microsoft, que acontece nesta semana em Washington, nos Estados Unidos. A HP, Intel e Microsoft empenharam todos os esforços em trabalhar juntas para fornecer um pacote completo de vendas de mobilidade comercial, marketing e recursos para os canais e parceiros.

Novo horizonte

A aliança com a Microsoft e a Intel vem apenas um mês após a CEO da HP, Meg Whitman, realizar um debate com Satya Nadella e Brian Krzanich, CEOs da Microsoft e Intel, respectivamente, durante a conferência HPs Discover. Whitman definiu a parceria como parte do processo de rejuvenescimento da parceria entre as três empresas, que operam juntas há 30 anos, além de considerar a medida uma ‘renovação’ nos votos das companhias.
Funcionários da HP afirmam que Whitman está dobrando os esforços nas parcerias com a Microsoft e a Intel para direcionar avanços em tecnologias majoritárias através de um amplo mercado. 

O vice-presidente executivo da HP, Dion Weisler, que transformou radicalmente a parte de impressão e sistemas pessoais da empresa para ir de encontro à estratégia de mercado, estabeleceu a unidade de negócio separada do restante apenas um mês após entregar 12% de crescimento nas vendas no mercado de PCs comerciais, no trimestre mais recente. 

Park afirmou ver uma movimentação para colocar a mobilidade comercial e o negócio de softwares em uma organização separada combinada com uma aliança mais forte com a Microsoft e a Intel como um divisor de águas. Ele classificou a oportunidade de mobilidade comercial como igualmente grandiosa à transformação da internet que causou a ampla difusão das mudanças nas empresas.

“A transformação na mobilidade comercial é realmente grande. Esta é uma oportunidade de entregar todos os tipos de novos caminhos para inovar aos clientes, a qual está criando diversos valores monetários no ecossistema dos parceiros”, definiu. 

Segundo Park, até agora, há um “vazio” no mercado de mobilidade comercial. “Nós estamos nos estágios iniciais, no que está se dirigindo para uma substancial transformação em como a mobilidade muda o jeito que as pessoas trabalham. Nós queremos ser os primeiros a ter foco comercial muito específico para empresas em todas as faixas de mercado até chegar às PMEs”, relatou.

Ainda de acordo com o executivo, a chave para fazer isso acontecer é colocar a Intel, Microsoft e HP totalmente focadas em entregar ofertas comerciais inovadoras, naquilo que as três empresas estão se referindo como ‘o melhor para o programa de mobilidade corporativa’.

“Nós estamos focados em como a mobilidade está transformando indústrias verticais e então olhando em como nós podemos trazer a combinação certa de dispositivos, acessórios, software e serviços ao redor dessas soluções e então ajudar os parceiros a entrega-las. Isso vai além de direcionar uma transação para trabalhar com parceiros para ajudar clientes em uma completa transformação de mobilidade comercial”, detalhou.

Segundo Park, a HP já está trabalhando em avanços majoritários no mercado de mobilidade vertical com a Intel e a Microsoft, incluindo um tablet voltado para área da saúde, que pode ser usado em salas de cirurgia para entregar melhores cuidados ao paciente. Além disso, a HP também está trabalhando em tablets mais robustos, que podem ser usados em plataformas de petróleo.

Majdi Daher, CEO da Denali Advanced Integration, classificou Weisler como um inovador, que está levando a HP “do banco de reservas” ao “time te titulares” no rápido e crescente mercado de mobilidade. 

“Esse é um grande diferencial para a HP. Nós não vemos os concorrentes fazendo esse tipo de movimentações arrojadas. Essa nova organização está operando como uma startup que pode fazer o que é melhor para o negócio. Isso deixa os consumidores da empresa saberem que a HP, Microsoft e Intel estão olhando para o consumidor da empresa ao invés de focar apenas nos consumidores.”, avaliou Daher.

Ainda segundo Daher, esse foco em mobilidade comercial irá fornecer as três empresas um aumento na confiança entre os clientes e irá beneficiar consideravelmente parceiros como a Denali, que estão construindo soluções verticais de mercado. “Agora nós podemos levar essas soluções para o mercado e integrá-las as nossas ofertas em uma solução empresarial comercial pronta e respaldada pelas maiores empresas de TI na história da humanidade: Microsoft, HP e Intel”.

A Denali está posicionada de forma única devido ao seu status de parceira ouro da Microsoft e parceira platinum da HP. “Isso nos coloca em uma posição melhor para capturar as oportunidades de mobilidade. Nós estamos investindo pesado em nossas práticas com a Microsoft e a HP para poder aproveitar todo o software de mobilidade comercial e as oportunidades de serviço”.

Já Park, por outro lado, disse que a parceria entre HP, Microsoft e Intel irá disponibilizar muitas melhorias necessárias para as organizações para que elas possam aproveitar todo o potencial da revolução na mobilidade. 

“Clientes eram os primeiros aqui, mas a verdadeira jogada de mercado está para acontecer. Intel e Microsoft viram essa oportunidade também. Você tem a primeira companhia no comércio de sistemas pessoais com a HP, você tem a principal fornecedora de plataformas e softwares do mercado na Microsoft e a principal companhia de chips, a Intel, todas focadas em garantir que estamos obtendo sucesso no comércio de mobilidade em um único e diferente caminho. É a inovação integrada que está direcionando isso. Essa é a parceria certa, no momento certo, para a oportunidade certa, para a base de clientes certa. Entre nós três, eu acredito que nós realmente podemos fazer um bom trabalho para ajudar os canais a tirarem vantagem disso”.

Segundo Park, sua mensagem para os parceiros HP e Microsoft é: “Nós estamos vindo. Fiquem prontos. Isso é transformador. Isso vai ser uma grande corrida conjunta. Todos irão fazer muito dinheiro desde que se mantenham focados na experiência certa do consumidor. Isso não é sobre fazer as coisas do jeito antigo em uma operação de “venda o dispositivo” e depois ir embora. O jogo aqui é como você realmente se engaja e compreende como a mobilidade está mudando as necessidades do consumidor e em como você entrega a combinação de dispositivo, software e serviços para encontrar aquela necessidade”, concluiu. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.