HP começa a produzir soluções de rede no Brasil

Author Photo
4:07 pm - 22 de julho de 2014
HP começa a produzir soluções de rede no Brasil

Para aproveitar o desenvolvimento do mercado de redes sem fio no Brasil, a HP decidiu iniciar produção local de suas soluções de rede. A partir de uma fábrica da parceira chinesa Sanmina, instalada em Campinas, interior de São Paulo, a companhia iniciou o processo produtivo de dois modelos de access points (APS): o 430 e o 460. Ainda neste ano, uma linha de switches a ser lançada globalmente também deve passar a ser fabricada no País e, em 2015, será a vez dos roteadores.

O investimento para produção local não foi aberto, mas segundo Rita D’Andrea, diretora da unidade de Networking da HP Brasil, foi um valor importante por conta da estratégia da companhia no Brasil. Aliás, o início da produção a partir dos APs não foi em vão, a companhia quer aproveitar o bom momento do mercado que tem optado cada vez mais por investir em WLANs em detrimento de redes fixas, que demandam mais tempo de instalação e intervenções nem sempre desejadas.

Rita explicou que, por característica de urgência desse tipo de projeto, a pronta entrega se torna um grande diferencial. “Temos vantagens fiscais em produzir localmente, mas a agilidade na entrega é o grande foco. Quando importamos, só de aduana são 14 dias úteis e eliminamos essa etapa”, comemora a executiva.

Também presente num encontro com jornalistas em São Paulo, Gustavo Brasil, gerente de produtos da HP e um dos que participou ativamente no desenho da estratégia para iniciar a fabricação dessas soluções por aqui, comentou que, neste momento, a fábrica de Campinas tem capacidade para produzir 3 mil APs por mês, mas por contar com um esquema de fabricação simples, é fácil ampliar esse volume se houver demanda. O executivo comentou também os ganhos em termos de negócio.

“Essa iniciativa pode aumentar o número (faturamento) da unidade de rede em até 10%”, calculou Brasil. “As empresas estão preocupadas com as novas tendências e a disponibilidade precisa ser alta. Para crescer em cabo, mexe com piso, passamento de cabo, é mais complexo e leva mais tempo, com rede sem fio, oito APs garantem acesso a mil pessoas. Por isso, diferente de switches e roteadores, quando falamos em APs existe uma demanda mais por entrega imediata que por preço”.

Um exemplo prático de como disponibilidade e agilidade tem sido importante quando o assunto é WLAN vem dos estádios da Copa. A HP contou com projeto de rede em três deles e em um o que mais pesou foi a disponibilidade do produto e não o fator preço.

Como neste momento a produção contará apenas com os APs 430 e 460, que já integravam o portfólio da companhia no País, não haverá um trabalho muito forte com canais e revendas, apenas um reforço de treinamento e algumas ações de vendas.

A unidade de Campinas será a segunda fábrica de soluções de rede da HP no mundo, a primeira e até então única está instalada na China.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.