Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Hospital em SP usa Microsoft Teams para visita virtual de pacientes na UTI

Antes da iniciativa, boletins médicos eram passados por telefone com o familiar responsável. Modalidade busca amenizar a solidão em meio ao isolamento

Redação
12:07 pm - 16 de julho de 2020
Adobe Stock

O Hospital São Luiz Unidade Jabaquara, em parceria com a Microsoft, implementou modalidade segura de boletim médico e visita virtual para aproximar familiares e pacientes com Covid-19 internados na UTI. A iniciativa busca amenizar a solidão em meio ao isolamento e possibilita a aproximação entre a família e o corpo clínico da unidade.

Para entregar a nova modalidade de visita virtual, a unidade especializada em tratamento da Covid-19 da Rede D’Or São Luiz em São Paulo recorre à plataforma de comunicação e colaboração Microsoft Teams. Antes da iniciativa, os boletins médicos eram passados por telefone com o familiar responsável. “O contato telefônico possui certas limitações, pois, muitas vezes, não sabemos de fato quem pode estar do outro lado e, pior ainda, dependendo das informações, não podemos transmitir afeto e conforto para os familiares sem o clássico olho-no-olho”, conta o Dr. Mauro Borghi, diretor geral do Hospital São Luiz Unidade Jabaquara. “Com a implementação do Teams, o boletim médico agora é feito virtualmente por videoconferência, o que permite um contato interativo e mais humanizado”, complementa.

Ao implementar o projeto, o Hospital São Luiz Unidade Jabaquara dividiu os pacientes em três categorias e é com base nelas que determina o meio de contato com as famílias. O primeiro grupo é formado por aqueles que estão sedados e, por conta disso, o meio de comunicação é o boletim virtual com familiares, realizado sob demanda do médico e responsáveis. Caso seja observada a necessidade, há também a visita virtual que proporciona o último contato da família com pacientes que podem evoluir para óbito.

Para aqueles que saem do quadro clínico grave e se encontram conscientes, até a simples manipulação do celular se torna difícil, por isso a unidade disponibiliza um smartphone no leito e realiza a visita virtual entre os pacientes, familiares e os médicos. Já com os doentes que tem condições de continuar a usar o celular particular durante a internação, é realizado apenas o boletim virtual entre médico e parentes.

Como funcionam as visitas

Ambas as modalidades são previamente agendadas de acordo com a disponibilidade do médico, paciente e responsáveis e duram, aproximadamente, 10 minutos. É enviado ao familiar um e-mail com todo passo a passo de instalação do Microsoft Teams em dispositivos móveis ou desktop e o link da reunião remota, que possibilita a participação de até quatro pessoas. Além de disponibilizar smartphones e estrutura adequada para a realização das reuniões em salas privativas, a unidade também dispõe de equipe de capacitação que auxilia os familiares a utilizar a ferramenta.

Segundo Dr. Mauro Borghi, com a adesão do novo boletim e visitas virtuais via Microsoft Teams, o corpo clínico também já notou a diminuição da ansiedade dos parentes e amigos que aguardam notícias dos doentes, bem como a nítida disposição dos pacientes para continuar o tratamento após ver um ente querido por meio da tecnologia.

“São inúmeras as vantagens quando pacientes nessas condições conseguem ver e ouvir seus familiares. Um pai internado com Covid-19 há dias longe do seu bebê de seis meses, é um exemplo nítido disso. No Dia das Mães, a esposa e a criança o visitaram remotamente e, visto a reação positiva do marido, ela enfatizou que aquele era o melhor presente que poderia receber no seu dia. Essa declaração fez com que ele se empenhasse ainda mais nas sessões de fisioterapia e a continuar o seu tratamento”, conta o diretor.

Atualmente, a unidade possui 110 pacientes com Covid-19, sendo 58 na UTI. Desses, 35% já usam o serviço. Visto o feedback positivo desse projeto piloto, a Rede D’Or São Luiz também planeja expandir a parceria com a Microsoft para uso do Teams em todas as unidades do Grupo.

 

Tags:
COVID-19
Microsoft Teams
Brand Post por TOPDesk

Usando o service desk como aliado na redução de custos

Mais do que organizar e gerenciar a solução de problemas, soluções de ITSM e ESM podem ser estratégicas na busca por redução de custos em tecnologia

Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados