Hospital Alemão Oswaldo Cruz cria plataforma de inovação para funcionários

Com a Fabrik, instituição mobiliza colaboradores a buscarem soluções que propiciem melhorias na experiência do paciente e no processo de transição

Author Photo
6:25 pm - 19 de maio de 2021
Hospital

O Centro de Inovação e Educação em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em São Paulo (SP), inaugurou no início do mês uma plataforma que visa incentivar a inovação entre os colaboradores. Semelhante a uma rede social, a Fabrik é uma ferramenta na qual funcionários podem interagir com ideias e sugestões de projetos administrativos ou assistenciais. A solução foi desenvolvida em parceria com a FCamara.

Para o lançamento, o hospital mobilizou os times em torno de um desafio interno para buscar soluções que propiciem melhorias na experiência do paciente e no processo de transição do cuidado. Os colaboradores também podem sugerir outras ideias por meio da ferramenta que serão avaliadas por um comitê gestor, formado por membros do centro e de outras áreas.

Leia mais:  Tendayi Viki: inovar não deveria ser um ato de coragem

“Acreditamos que a inovação é uma habilidade que precisa ser construída e fomentada entre nossos colaboradores. A plataforma tem por objetivo disseminar ainda mais essa cultura na instituição, estimulando a discussão e o desenvolvimento de soluções que agreguem valor às experiências de pacientes e profissionais da saúde no universo hospitalar”, enfatizou Mariana Perroni, diretora médica de inovação e saúde digital do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O objetivo primordial da Fabrik é incentivar a mentalidade inovadora, de modo a fomentar o pensamento crítico e a busca constante pela excelência no dia a dia do trabalho no hospital, acrescentou a especialista. Por meio da Fabrik, os colaboradores podem acessar recursos para estruturar os projetos, que não necessariamente precisam envolver tecnologia, e planejar a execução dessas soluções.

De acordo com o HAOC, trata-se da primeira iniciativa com essa finalidade no Brasil. O hospital pretende criar um banco com as ideias sugeridas, mesmo que no primeiro momento elas não sejam colocadas em prática. O intuito é aproveitar esses projetos futuramente.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.